Equinácea combate inflamações: veja os benefícios da planta
A equinácea é utilizada á muitos anos para combater diversos tipos de doenças, seu nome científico é Echinacea purpurea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação na sua forma natural ou em alguns supermercados, sob a forma de sachês.
Essa característica se deve a importância que ela possui nos tratamentos médicos, como na estimulação do sistema imunológico, e impedindo o desenvolvimento de infecções respiratórias e de afecções na pele.
O que é a equinácea?
Ela é uma planta nativa da América do Norte e comum em grande parte do continente norte-americano até o sul do Canadá. Além disso, os indígenas norte-americanos a chamam de “raiz de alce”, pois é ingerida por estes animais quando estão feridos ou doentes e, desta maneira, dizem eles, os humanos aprenderam a usar esta planta.
Propriedades da equinácea:
A equinácea pode ser usada para ajudar no tratamento de doenças virais ou bacterianas, devido às suas propriedades:
- Anti-inflamatória;
- Antioxidante;
- Antibiótica;
- Desintoxicante;
- Imunoestimulante;
- Antialérgica.
Benefícios da equinácea:
- A planta é usada, de forma tópica para: picadas de aranha, eczema, inflamações, psoríase, picada de cobra, infecções de pele, cicatrização de feridas.
- Esta planta é usada para tratamento de processos inflamatórios, internos ou externos, agudos ou crônicos (artrite reumatoide)
- Já era usada pelos indígenas como analgésico como chá de ervas ou como macerado aplicado externamente na região machucada.
- Muitas publicações afirmam que a planta estimula o sistema imunológico e, por isso é usada em gripes e resfriados, como preventivo e curativo.
- Ela também é utilizada como solução para algumas infeções: herpes, gengivite, vias urinárias e vaginais.
Como usar a equinácea?
Já existem comprimidos e cápsulas à base desta erva. Porém, quem prefere um remédio natural ao invés de um industrializado também pode se beneficiar com as propriedades benéficas da planta. Além disso, sendo assim, pode ser aproveitada em forma de compressa, quando for usada em uma região exterior.
Mas também como tisana, para melhorar males no interior do corpo. Além disso, suas folhas, flores e raízes podem ser encontradas em lojas de produtos naturais online ou físicas, e em feiras livres.
Como fazer o chá:
Este chá é uma ótima solução para tomar em casos de gripe e resfriados.
INGREDIENTES:
- 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
- 1 xícara de água fervente.
MODO DE PREPARO:
- Coloque 1 colher de chá da raiz ou folhas da equinácea em uma xícara de água fervente.
- Deixe repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.
Malefícios:
Os inúmeros estudos realizados sobre a equinácea referem que a sua utilização parece ser segura. Além disso, não existindo referências sobre possíveis reações alérgicas e efeitos secundários.
No entanto, e como qualquer outro composto, o seu uso excessivo e sem indicação de um profissional de saúde, poderá conduzir a:
- Náuseas;
- Tonturas;
- Reações alérgicas;
- Diarreia;
- Desorientação;
- Boca seca;
- Insonia;
- Dores musculares;
- Vômitos.
Além disso, é também importante referir que a erva reduz a velocidade de metabolização da cafeína. Além disso, o que poderá acentuar os efeitos desta última, nomeadamente ansiedade, tremores e náuseas.