A enurese noturna afeta muitas crianças em idade escolar e até mesmo alguns adolescentes, o distúrbio é diagnosticado quando as crianças com mais de 5 anos ainda não conseguem controlar a micção de noite.
Tende a ocorrer nas primeiras horas de sono, mas pode acontecer em qualquer horário. Quando isso se torna frequente, é necessária uma avaliação pediátrica para tratar o problema.
Tipos de enurese:
Existem dois tipos deste distúrbio. São eles:
- Primária: quando a criança não consegue controlar a micção noturna;
- Secundária: menos comum, ocorre após a criança ficar 6 meses ou mais sem episódios.
Causas da enurese:
Ninguém sabe a exata causa, mas se acredita que vários fatores possam causa-la ou contribuir com os sintomas. São eles:
- Algumas crianças não produzem hormônios antidiuréticos suficientes para reduzir a quantidade de produção de urina durante a noite durante a infância;
- Se a criança tem a bexiga pequena, ela pode não estar desenvolvida o suficiente para conseguir segurar a urina enquanto dorme;
- Inabilidade de reconhecer quando a bexiga está cheia;
- Eventos estressantes para a criança, como começar ou mudar de escola, ganhar um irmão ou irmã ou dormir fora de casa.
Tratamento:
Quando a causa do problema é identificada e tratada adequadamente, os indivíduos afetados tendem a deixar de urinar durante o sono.
O tratamento para enurese pode ser realizado de algumas formas, de acordo com o que está provocando o descontrole urinário na criança ou nos adultos afetados.
Para resolver o problema, o tratamento deve ser feito por um especialista na área, só ele pode indicar o tratamento correto para esse tipo de condição.