Doenças e Tratamentos

Endocardite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

endocardite

A endocardite é uma infecção do endocárdio, que é o revestimento interno das câmaras cardíacas e válvulas cardíacas. A doença geralmente ocorre quando bactérias, fungos ou outros germes de outra parte do seu corpo, como a boca, se espalham por sua corrente sanguínea e prestam-se a áreas danificadas em seu coração.

Se não for tratada rapidamente, a endocardite pode danificar ou destruir as válvulas cardíacas e pode levar a complicações com risco de vida. Os tratamentos para endocardite incluem antibióticos e, em certos casos, cirurgia.

Endocardite: o que é, causas, sintomas e tratamentos
endocardite o que é, causas, sintomas e tratamentos

Uma vez que existem muitas formas de desenvolver endocardite, o seu médico poderá não identificar a causa exata da sua condição. No entanto, as pessoas com maior risco de endocardite geralmente têm válvulas cardíacas danificadas, válvulas cardíacas artificiais ou outros defeitos cardíacos.

O que é endocardite:

Assim como quase todas as doenças que terminam com ïte”, é uma inflamação. A endocarditeé a inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. É causada quando bactéria, germes, fungos, vírus ou outros microrganismos, que já estão presentes no corpo, se espalham pelo sistema sanguíneo e ligam-se a áreas afetadas do coração.

Causas da endocardite:

A doença ocorre quando os germes entram na corrente sanguínea, viajam para o seu coração e se prende a válvulas cardíacas anormais ou tecido cardíaco danificado. Certos tipos de bactérias causam a maioria dos casos, mas fungos ou outros micro-organismos também podem ser responsáveis.

Atividades orais diárias: Atividades como escovar os dentes ou outras atividades que podem fazer com que suas gengivas sangram, podem permitir que as bactéria entrem em sua corrente sanguínea – especialmente se você não usa fio dental ou os dentes e as gengivas não são saudáveis.

Uma infecção ou outra condição médica: As bactérias podem se espalhar de uma área infectada, como uma ferida na pele. Outras condições médicas, como a doença das gengivas, uma infecção sexualmente transmissível ou certos distúrbios intestinais – como a doença inflamatória do intestino – também podem dar às bactérias a oportunidade de entrar na corrente sanguínea.

Cateteres: As bactérias podem entrar em seu corpo através de um cateter – um tubo fino que os médicos às vezes usam para injetar ou remover o líquido do corpo. Isto é mais provável de ocorrer se o cateter estiver no lugar por um longo período de tempo.

Sintomas da endocardite:

A endocardite pode se desenvolver devagar ou de repente, dependendo do que os germes estão causando a infecção e se você tem algum problema cardíaco subjacente. Os sinais e sintomas da endocardite podem variar de pessoa para pessoa. Os sinais e sintomas comuns da doença incluem:

Sintomas Gripais, Como Febre e Arrepios:

Um murmúrio cardíaco novo ou alterado, que é o som do coração feito pelo sangue correndo pelo coração

  • Fadiga;
  • Dor nas articulações e músculos;
  • Suor noturno;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito quando você respira;
  • Inchaço nos pés, pernas ou abdômen;

Tratamento da endocardite:

Muitos casos de endocardite são tratados com sucesso com antibióticos. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária para consertar válvulas cardíacas danificadas e limpar os sinais restantes da infecção.

Antibióticos:

Se você tiver endocardite, seu médico pode recomendar altas doses de antibióticos intravenosos (IV) no hospital. O seu médico usará testes de cultura de sangue para ajudar a identificar o organismo que está causando sua infecção.

Com base nos resultados de seus exames de sangue, seu médico escolherá o antibiótico mais adequado ou a combinação de antibióticos para combater a infecção.

Você geralmente vai gastar uma semana ou mais no hospital quando você começar a tomar antibióticos IV. Isso dá ao seu médico tempo para ver se os antibióticos estão trabalhando contra sua infecção. Normalmente, você deve tomar antibióticos por várias semanas para esclarecer a infecção.

Uma vez que a sua febre e o pior dos seus sinais e sintomas tenham passado, você pode sair do hospital e continuar a terapia com antibióticos IV com visitas ao consultório do seu médico ou em casa com cuidados domiciliários. Você ainda precisará consultar seu médico regularmente para se certificar de que seu tratamento está funcionando.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.