Retenção de líquidos: O que é, como tratar, receitas e dicas
A retenção de líquidos é um pesadelo para quem tenta ficar em forma, já que impede a queima de gordura e aumenta nosso volume. Quando o problema é muito agudo, impede nosso descanso ou atividades simples, já que começamos a sentir espasmos e formigamento.
Temos que variar nossos hábitos de vida para eliminar ou melhorar esta questão, mas por que ela ocorre em primeiro lugar?
Os líquidos chegam aos vasos sanguíneos ou linfáticos e a partir daí devem ser eliminados. Porém, às vezes é produzido um excesso de líquidos que os vasos não conseguem manipular.
Por isso, é bom que consulte um médico e leve suas dúvidas, já que por trás do desequilíbrio pode se esconder algo mais grave. Porém, o mais habitual é que seja uma questão leve, que pode estar relacionada com:
- Manter uma determinada postura por muito tempo.
- Mudanças de temperatura.
- Ciclos hormonais na ovulação.
- A falta de exercícios físicos.
- Alguns medicamentos.
- Consumo excessivo de sal.
Em qualquer caso, sempre podemos fazer algo para aliviar a retenção de líquidos de forma simples e pouco invasiva.
Dicas para eliminar a retenção de líquidos:
1. Caminhar 45 minutos por dia:
Ao caminhar os músculos se ativam, e com eles a circulação do sangue começa a fluir com mais agilidade e sem esforço eliminando a retenção de líquidos.
Desta maneira, os líquidos se repartirão de forma mais equilibrada. Por outro lado, o suor gerada expulsa uma parte dos mesmos, por isso agiliza o trabalho de nosso organismo.2.
2. Beber 8 copos de água por dia:
Muita gente deixa de beber água para evitar a retenção de líquidos. Isso é um erro, porque esta substância é necessária para que seu corpo funcione corretamente, assim como pra eliminar o que não precisamos.
Assim, são aquelas pessoas que sofrem deste problema as que mais precisam beber água. É certo que em ocasiões é muito difícil fazer isso porque muitas pessoas não gostam de água
3. Consuma frutas diuréticas:
As frutas também são alimentos controversos em alguns casos. Dado que contêm açúcar, há quem não as mantenha regularmente na dieta.
Com isso acontece o mesmo que no caso anterior: existem frutas adequadas e não adequadas para evitar a retenção de líquidos. As mais aptas para tal finalidade são:
- Kiwi
- Maçã
- Limão
- Morangos
- Abacaxi
- Melão
Você pode comê-las diretamente ou preparar suco. Com estes simples conselhos você poderá lutar contra a retenção de líquidos de forma econômica e com produtos que poderá adquirir em qualquer lugar.