Ejaculação precoce: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A ejaculação precoce ocorre quando um homem ejacula mais cedo durante a relação sexual do que ele ou seu parceiro gostaria. É uma queixa sexual comum. As estimativas variam, mas até 1 de cada 3 homens dizem que experimentam esse problema em algum momento. Enquanto isso acontecer com pouca frequência, não é motivo de preocupação. No entanto, você pode ser diagnosticado se você:
- Sempre ou quase sempre ejacula dentro de um minuto de penetração;
- Não conseguem atrasar a ejaculação durante a relação sexual, tudo ou quase todo o tempo;
- Sinta-se angustiado e frustrado, e tende a evitar a intimidade sexual como resultado;
- Ambos fatores psicológicos e biológicos podem desempenhar um papel. Embora muitos homens se sintam envergonhados falando sobre isso, é uma condição comum e tratável;
- Medicamentos, aconselhamento e técnicas sexuais que atrasam a ejaculação ou uma combinação destes podem ajudar a melhorar o sexo para você e seu parceiro.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma é uma ejaculação descontrolada antes ou pouco depois da relação sexual. A ejaculação ocorre antes que a pessoa o deseje, com estimulação sexual mínima.
Causas da ejaculação precoce:
A causa exata não é conhecida. Embora tenha sido pensado para ser apenas psicológico, os médicos agora sabem que envolve uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos.
Causas psicológicas:
Os fatores psicológicos que podem desempenhar um papel incluem:
- Experiências sexuais iniciais
- Abuso sexual
- Imagem do corpo pobre
- Depressão
- Preocupando-se com a ejaculação precoce.
- Sentimentos culpados que aumentam sua tendência a se apressar em encontros sexuais.
Outros fatores que podem desempenhar um papel incluem:
Disfunção erétil. Os homens ansiosos por obter ou manter uma ereção durante a relação sexual podem formar um padrão de precipitação para ejacular, o que pode ser difícil de mudar.
Ansiedade. Muitos homens com ejaculação precoce também têm problemas com a ansiedade especificamente sobre o desempenho sexual ou relacionados a outras questões.
Problemas de relacionamento. Se você teve relações sexuais satisfatórias com outros parceiros em que a ejaculação precoce ocorreu com pouca frequência ou não, é possível que as questões interpessoais entre você e seu parceiro atual estejam contribuindo para o problema.
Causas biológicas da ejaculação precoce:
Uma série de fatores biológicos podem contribuir para a ejaculação precoce, incluindo:
- Níveis hormonais anormais
- Níveis anormais de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores
- Inflamação e infecção da próstata ou da uretra
- Traços herdados
Como diagnosticar?
Seu médico irá discutir sua história médica e sexual com você. Ele ou ela fará um exame físico completo. Além disso, o seu médico pode querer falar com o seu parceira (o) também. Portanto, seu médico pode solicitar testes de laboratório para excluir qualquer outro problema médico.
Como é tratado a ejaculação precoce?
Em muitos casos, a ejaculação precoce melhora ao longo do tempo. O tratamento pode não ser necessário. Além disso, praticar técnicas de relaxamento ou usar métodos de distração pode ajudá-lo a atrasar a ejaculação. Para alguns homens, parar ou reduzir o uso de álcool, tabaco ou drogas ilegais pode melhorar o quão bom eles podem controlar a ejaculação.
Seu médico pode recomendar que você e seu parceiro praticem certas técnicas para ajudar a atrasar a ejaculação. Por exemplo, você pode aprender a identificar e controlar as sensações que levam à ejaculação. Além disso, e você pode aprender a se comunicar com seu parceiro para retardar ou parar a estimulação.
Você pode tentar usar um preservativo para reduzir a sensação ao pênis. Além disso, ou você pode tentar uma posição diferente (como deitado de costas) durante as relações sexuais. Aconselhamento ou terapia comportamental pode ajudar a reduzir a ansiedade relacionada à ejaculação precoce.
Fatores de risco:
Vários fatores podem aumentar seu risco de ejaculação precoce, incluindo:
- Disfunção erétil. Você pode estar em risco aumentado se você ocasionalmente ou consistentemente tiver problemas para obter ou manter uma ereção. O medo de perder sua ereção pode fazer você conscientemente ou inconscientemente apressar-se com os encontros sexuais.
- Estresse. A tensão emocional ou mental em qualquer área de sua vida pode desempenhar um papel na ejaculação precoce, limitando sua capacidade de relaxar e se concentrar durante encontros sexuais.
Complicações:
A ejaculação precoce pode causar problemas na sua vida pessoal, incluindo:
- Problemas de estresse e relacionamento. Uma complicação comum é o estresse do relacionamento.
- Problemas de fertilidade. Pode ocasionalmente tornar a fertilização difícil para os casais que estão tentando ter um bebê se a ejaculação não ocorrer de forma intravaginal.