7 causas das dores de cabeça durante a gravidez que você tem que saber
Dores de cabeça durante a gravidez que você precisa estar ciente. Além disso, para muitas mulheres, as dores de cabeça durante a gravidez são difíceis de evitar e podem tornar o estresse e os desafios da gravidez ainda mais fortes. Essas dores de cabeça podem ser pequenas irritações ou até situações mais graves. Algumas mulheres reclamam dessas dores de cabeça durante todo o período, enquanto outras dizem que são mais comuns no primeiro e terceiro trimestres.
Com tantas mulheres experimentando dores de cabeça durante a gravidez, há um monte de evidências e pesquisas sobre o assunto. Caso esteja grávida ou está pensando em ter um bebê futuramente, é importante entender as causas deste problema, bem como possíveis tratamentos.
Causas de Dores de Cabeça Durante a Gravidez:
Existem muitas causas, mas as mais conhecidas são uma postura corporal errada, hormônios desequilibrados, alterações no volume de sangue e falta de sono, entre outros.
1. Mudanças Hormonais:
Durante a gravidez, o corpo experimenta uma corrida de hormônios que podem alterar o metabolismo, humor e processos corporais de várias formas. Isso também pode levar a um aumento das dores de cabeça, já que o corpo tenta reequilibrar os níveis hormonais.
Por exemplo, uma corrida de progesterona no corpo, particularmente no primeiro trimestre, pode fazer com que os vasos sanguíneos presente em sua cabeça e útero relaxem. Então, como o sangue corre para preencher esse espaço, pode causar uma dor de cabeça aguda.
2. Problemas de postura:
À medida que o corpo muda durante a gravidez, sua postura será inevitavelmente afetada, o que pode pressionar as costas, pescoço, espinha, cabeça e ombros. Até mesmo essas pequenas mudanças na postura podem causar tensão muscular, o que pode levar a uma dor de cabeça.
3. Volume de sangue:
Como mencionado acima, os hormônios podem causar alterações no volume sanguíneo devido ao efeito relaxante que certos hormônios têm durante a hipertensão arterial. Qualquer alteração na pressão arterial, tanto em queda como em elevação, pode resultar em dores de cabeça rápidas e dolorosas que podem ser difíceis de controlar.
4. Congestão do seio:
O sistema imunológico pode estar fraco durante a gravidez, pois o corpo pode está focando suas forças para desenvolver um feto saudável. Isso pode facilitar a ocorrências de infecções sinusais e outras doenças comuns, o que pode aumentar a pressão nas cavidades dos sínus.
5. Qualidade do sono:
Quando está grávida, a mulher pode ter dificuldade em dormir uma noite inteira, pois pode estar desconfortável ou precisa alterar a posição com bastante frequência. A falta de sono pode levar à exaustão e é uma das causas mais comuns de dor de cabeça durante a gravidez.
6. Pré-eclampsia:
Esta é um problema grave da pressão arterial alta que pode afetar as mulheres e representa uma ameaça para uma gravidez saudável. A dor de cabeça é o sintoma mais notável deste problema. Caso suas dores de cabeça não respondam a remédios caseiros ou medicamentos básicos, consulte seu médico.
7. Níveis de estresse:
O estresse e a ansiedade podem parecer emoções naturais durante a gravidez. Um aumento nos hormônios do estresse no corpo não só pode proporcionar a inflamação e dores de cabeça, mas também pode ser prejudicial para o feto.