A dispepsia (indigestão), muito confundida com gastrite e má digestão, é uma compilação de sintomas comuns, como eructação (arrotos), náuseas, flatulência, vômitos, sensação de queimação na “boca” do estômago e inchaço, que são sentidos na região superior do abdômen, em geral logo após o consumo de alimentos.
Está relacionada a problemas no peristaltismo, que são contrações involuntárias do sistema digestivo para auxiliar a comida no seu trajeto correto. Não se trata de uma condição grave, mas pode trazer consequências quando não tratada.
Além disso, a dispepsia é muito comum, cerca de 20% da população já sentiu algum sintoma. Já no Brasil, a incidência é de 40%.
Tipos e causas de dispepsia:
Dispepsia orgânica:
Causadas por doenças orgânicas encontradas no trato digestório como:
- Úlceras pépticas;
- Cálculo biliar;
- Esofagite;
- Pancreatite;
- Hérnia de hiato;
- Gastrite;
- Câncer de estômago(raro);
- Doença da tireoide.
Além disso, a dispepsia está relacionada a diversos hábitos alimentares como o consumo excessivo de álcool e cigarro, comer rápido e em demasia, ingerir muitos alimentos com pimenta e cafeína. No entanto existem condições médicas que podem causar a indigestão:
- Depressão;
- Estresse;
- Intoxicação alimentar;
- Alergia;
- Sensibilidade alimentar.
Outras causas podem ser o uso de medicamentos como antibióticos, esteroides, digoxina, antidiabéticos, corticosteroides, anti-inflamatórios, opioides, antidepressivos, e antipsicóticos.
Quais são os sintomas?
Espero que você não esteja familiarizado com indigestão, mas se você é, então você não ficará surpreso com os sintomas que estou prestes a listar. Por outro lado, alguns de vocês podem estar pensando “o que é uma indigestão?”.
Além disso, na maioria das vezes, as pessoas descrevem sua indigestão como uma sensação desconfortável em seu estômago acompanhado por dor na parte superior do abdômen ou no peito. Para a maioria das pessoas, sintomas de indigestão irão aparecer durante ou logo após comer.
- Dor abdominal;
- Gosto ácido na boca;
- Inchaço na região do estômago;
- Arrotos e gases;
- Sensação de queimação no estômago ou parte superior do abdômen;
- Diarreia, mas nem sempre;
- Náusea;
- Vômito.
Fique atento aos sintomas e procure orientação médica.
Quais são as precauções?
Além disso, é importante saber que um ataque cardíaco pode causar alguns sintomas semelhantes à indigestão. Se você acha que está com indigestão e com problemas respiratórios, sudorese intensa e dor que se move para a mandíbula, pescoço ou braço, procure atendimento médico urgente.
Se tiver algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico:
- Sintomas de indigestão que persistem por mais de alguns dias;
- Vômito;
- Perda de apetite;
- Perda de peso involuntária ou inexplicada;
- Dificuldade em engolir;
- Sangue visível nas fezes;
- Dor abdominal súbita e grave;
- Desconforto não relacionado a comer ou beber;
- Coloração amarela da pele e dos olhos (icterícia).
Além disso, a dispepsia ou indigestão é um problema de saúde extremamente comum. Para algumas pessoas, pode até se tornar um problema crônico. A boa notícia é que existem muitas maneiras naturais para melhorar os sintomas da Dispepsia.
Mantenha uma alimentação de verdade e hábitos saudáveis. Caso os sintomas persistam, procure orientação médica.