Disfunção sexual feminina: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Problemas persistentes e recorrentes com resposta sexual, desejo, orgasmo ou dor – que o afligem ou danificam seu relacionamento com seu parceiro – são conhecidos medicamente como disfunção sexual feminina.
Muitas mulheres experimentam problemas com a função sexual em algum momento. A Disfunção Sexual Feminina pode ocorrer em qualquer estágio da vida. Pode ser vitalício ou ser adquirido mais tarde na vida. Pode ocorrer apenas em determinadas situações sexuais ou em todas as situações sexuais.
A resposta sexual envolve uma interação complexa de fisiologia, emoções, experiências, crenças, estilo de vida e relacionamentos. A interrupção de qualquer componente pode afetar o desejo sexual, a excitação ou a satisfação, e o tratamento geralmente envolve mais de uma abordagem.
Causas da Disfunção Sexual:
Problemas sexuais geralmente se desenvolvem quando seus hormônios estão em fluxo, como depois de ter um bebê ou durante a menopausa. Doenças importantes, como câncer, diabetes ou doenças cardíacas e de vasos sanguíneos (cardiovascular), também podem contribuir para a Disfunção Sexual. Fatores, muitas vezes inter-relacionados, que contribuem para insatisfação sexual ou disfunção incluem:
Física: Qualquer número de condições médicas, incluindo câncer, insuficiência renal, esclerose múltipla, doença cardíaca e problemas da bexiga, podem levar à Disfunção Sexual.
Certos medicamentos, incluindo alguns antidepressivos, medicamentos para a pressão arterial, medicamentos anti-histamínicos e quimioterapia, podem diminuir o desejo sexual e a capacidade do seu corpo de experimentar o orgasmo.
Hormonal: Níveis mais baixos de estrogênio após a menopausa podem levar a alterações nos tecidos genitais e na capacidade de resposta sexual. Uma diminuição no estrogênio leva à diminuição do fluxo sanguíneo para a região pélvica, o que pode resultar em necessidade de mais tempo para criar excitação e atingir o orgasmo, bem como menos sensação genital.
O revestimento vaginal também fica mais fino e menos elástico, especialmente se você não é sexualmente ativo. Esses fatores podem levar a relações sexuais dolorosas (dispareunia). O desejo sexual também diminui quando os níveis hormonais diminuem. Os níveis hormonais do seu corpo também mudam após o parto e durante a amamentação, o que pode levar à secura vaginal e pode afetar sua vontade de fazer sexo.
Psicológico e social: A ansiedade ou a depressão não tratadas podem causar ou contribuir com a Disfunção Sexual, como pode o estresse a longo prazo e uma história de abuso sexual. As preocupações com a gravidez e as exigências de ser uma nova mãe podem ter efeitos semelhantes.
Conflitos de longa data com o seu parceiro – sobre sexo ou outros aspectos do seu relacionamento também podem diminuir a sua capacidade de resposta sexual. As questões culturais e religiosas e os problemas com a imagem corporal também podem contribuir.
Fatores de Risco:
Alguns fatores podem aumentar seu risco de disfunção sexual:
- Depressão ou ansiedade
- Doença do coração e dos vasos sanguíneos
- Condições neurológicas, como lesão da medula espinhal ou esclerose múltipla
- Falha no fígado ou nos rins
- Certos medicamentos, como antidepressivos ou medicamentos para hipertensão arterial
- Estresse emocional ou psicológico, especialmente em relação ao seu relacionamento com
- seu parceiro
- Uma história de abuso sexual
Sintomas da Disfunção sexual Feminina:
Seus sintomas dependerão do tipo ou tipos de Disfunção Sexual Feminina que você possui:
Baixo desejo sexual: Esta mais comum das disfunções sexuais femininas envolve a falta de interesse sexual e a vontade de ser sexual.
Transtorno de excitação sexual: Seu desejo de sexo pode estar intacto, mas você tem dificuldade com excitação ou incapaz de se tornar excitado ou manter a excitação durante a atividade sexual.
Transtorno do Orgásmico: Você tem dificuldade persistente ou recorrente em atingir o orgasmo após uma excitação sexual suficiente e estimulação contínua.
Transtorno da dor sexual: Você tem dor associada à estimulação sexual ou ao contato vaginal.
Tratamento Para Disfunção Sexual:
Tenha em mente que a Disfunção Sexual é um problema apenas se isso o incomoda. Se não incomodar você, não há necessidade de tratamento.
Porque a Disfunção Sexual Feminina possui muitos possíveis sintomas e causas, o tratamento varia. É importante para você comunicar suas preocupações e entender seu corpo e sua resposta sexual normal.
Além disso, seus objetivos para sua vida sexual são importantes para determinar o tratamento e avaliar o progresso.
As mulheres com preocupações sexuais mais frequentemente se beneficiam de uma abordagem de tratamento combinado que aborda questões médicas, bem como relacionamentos e emocionais.