Dieta paleo: o que é, como funciona, benefícios e malefícios
A dieta paleo é uma dieta que pode ajudar a perder peso sem prejudicar sua saúde, você sabia que pode eliminar o excesso de peso comendo mais? “Coma como seus antepassados pré-históricos e perca peso”. Este é o slogan da dieta
A dieta paleo é a única abordagem nutricional que funciona com a genética para ajudá-lo a permanecer magro, enérgico e forte. Ele afirma que comer como moradores das cavernas pode evitar as possibilidades de várias doenças.
O objetivo: O objetivo da dieta paleo é prevenir e controlar muitas “doenças da civilização” como doenças cardíacas, câncer e diabetes. A teoria: também conhecida como a dieta das Cavernas. Além disso, é um programa com alta quantidade de proteína e fibra projetado para prevenir o aparecimento de doenças.
Uma dieta rica em carboidratos e alimentos processados é o culpado por trás da maioria dos problemas de saúde hoje. Cerca de 10 mil anos atrás, nossa dieta não estava cheia de junk foods e pastas. Por isso, as pessoas viveram uma vida sem doença.
Como funciona a dieta paleo?
A dieta paleo baseia-se no princípio de que “se o homem das cavernas não comeu, você também não deveria comer”. Baseia-se no conceito fundamental de que uma dieta ótima é aquela em que somos geneticamente adaptados.
Portanto, você tem que limitar o consumo refinado de açúcar, lácteos, legumes e grãos e consumir frutas, vegetais, carne, peixe e aves de capoeira. Obviamente, na dieta paleo a quantidade e seleção de alimentos depende do seu peso alvo. Além disso, não há restrições sobre a quantidade de alimentos a serem consumidos.
Você pode comer como um campeão enquanto segue a dieta. Além disso, nem exige que mantenha uma quantidade de calorias ou micronutrientes. No entanto, caso queira perder peso, limite o consumo porcas e batatas.
Exercício: Exercício e atividades físicas são altamente recomendados na dieta paleo! Além disso, mesmo os caçadores e coletores dos tempos do Paleolítico estavam sempre em movimento e tinham um excesso de atividade física.
Ao seguir a dieta paleo, você precisa fazer 1 hora e meia de exercício moderadamente intenso a cada semana, juntamente com atividades de fortalecimento muscular. Planos de refeição:
Alimentos que devem ser consumidos:
1. Frutas e vegetais:
Frutas e vegetais são ricos em antioxidantes, minerais, vitaminas e fitonutrientes que mostraram reduzir a possibilidade de várias doenças, incluindo câncer.
Maçãs, laranjas, abacates, morangos e mirtilos estão entre as opções de frutas saudáveis. Além disso, para os vegetais, você pode considerar batatas, inhame, batatas doces, nabos, brócolis, couves, cebolas, cenouras e tomates.
2. Carne magra:
A proteína magra é necessária para fazer músculos e ossos fortes e apoiar as funções imunológicas. Além disso, ele também o mantém saciado por mais tempo. Carne, cordeiro, carne de carneiro e frango são recomendados na dieta paleo.
3. Marisco:
O marisco é notavelmente magra e contém quantidades relativamente baixas de gorduras saturadas, ao mesmo tempo que fornece quantidades benéficas de ácidos graxos ômega 3 como DHA e EPA. Além disso, salmão, truta, arenque, camarão e marisco são algumas opções saudáveis.
4. Nozes e sementes:
Nozes, como amêndoas, macadâmia, nozes, avelãs e pistache são altamente recomendados na dieta paleo. Além disso, as sementes de girassol, linhaça e Abóbora também devem ser consumidas.
5. Gorduras saudáveis:
Uma pesquisa científica mostrou que dietas ricas em ácidos graxos monoinsaturados e ômega 3 podem reduzir o risco de câncer, doenças cardíacas e obesidade. Além disso, na dieta paleo, você pode consumir azeite, coco, Abacate e óleo de sebo.
6. Especiarias e condimentos:
Para especiarias e condimentos, você pode usar sal marinho, sal do himalaia, alho, açafrão e ervas.
Alimentos que devem ser evitados:
Evite alimentos que possam prejudicar o corpo causando inflamação sistemática e descarrilando o processo metabólico. Além disso, alguns dos quais incluem:
1. Lácteos:
Evite o leite e os produtos lácteos, incluindo as variedades de baixo teor de gordura. No entanto, algumas versões da dieta paleo incluem manteiga e queijo.
2. Grãos e produtos de grãos:
Estes incluem pães, massas, trigo, farinha, centeio, trigo sarraceno, etc.
3. Leguminosas:
Feijões como branco e todas as lentilhas devem ser evitadas.
4. Bebidas:
Açúcar, refrigerantes, doces, pastelaria, sorvete e xarope de Milho de alta frutose devem ser evitados. Além disso, oAlém disso, s edulcorantes artificiais como aspartame, sucralose, ciclamatos e sacarina não devem ser comidos. Em vez disso, use edulcorantes naturais.
5. Processados:
As refeições processadas, prontas para comer e junk foods devem ser evitadas a qualquer custo.
6. Gorduras trans e saturadas:
A gordura encontrada na margarina e em vários alimentos processados geralmente contém hidrogenados e parcialmente hidrogenados, o que pode ser muito prejudicial para a saúde. Além disso, óleo vegetal, como óleo de sementes de algodão, soja, Milho, cártamo e óleo de mostarda não deve ser consumido.
7. Álcool:
O álcool não era parte da dieta paleo original. No entanto, como mencionado no livro, você pode tomar um copo de vinho ou cerveja durante uma refeição. Além disso, o álcool adiciona calorias vazias e, portanto, deve ser evitado.
Snacks simples de Paleo:
Você não precisa comer mais de 3 refeições por dia. Além disso, mas se sentir faminto, pode considerar comer lanches saudáveis.
- Mini Cenouras,
- Uma porção de frutas,
- Um punhado de nozes,
- Fatias de Maçã com manteiga,
- Uma tigela de bagas,
- Dois ovos cozidos.
Benefícios da dieta paleo para saúde:
Vários médicos, bioquímicos e outros pesquisadores começaram a aceitar os benefícios da nutrição ancestral. Além disso, as pessoas que adotaram mostraram melhorias significativas em sua saúde, composição corporal e níveis de energia. Alguns dos benefícios incluem:
1. Perda de peso:
De acordo com alguns estudos, dietéticos seguindo perdeu cerca de 2 kg após 3 semanas do regime. Além disso, você pode acelerar o processo de perda de peso comendo menos calorias do que a quantidade recomendada diariamente.
2. Saciedade:
Os níveis elevados de proteínas e fibras na dieta paleo não o deixarão com fome. Além disso, um estudo realizado em 2009 descobriu que mantém o dietético saciado e cheio.
3. Saúde Cardiovascular:
Alguns pesquisadores descobriram que a dieta paleo poderia ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue.
4. Diabetes:
Um estudo realizado sobre os diabéticos descobriu que as pessoas que seguiam a dieta paleo poderiam ajudar na redução dos níveis de hemoglobina A 1C, uma medida de açúcar no sangue.
A dieta paleo incorpora alimentos com baixo índice glicêmico e elimina alimentos, como o açúcar refinado. Além disso, isso ajudará os diabéticos a manterem seus níveis de açúcar no sangue limitando a absorção de glicose.
5. Pessoas Intolerante ao Glúten:
A dieta paleo é boa para pessoas que são intolerantes ao glúten. Além disso, o glúten é um composto de proteína encontrado na cevada, trigo e centeio, que são restritos nesta dieta.
6. Sistema digestivo:
As altas quantidades de fibras presentes nas frutas e vegetais ajudam na absorção de nutrientes e eliminam os alimentos presos no cólon. Além disso, isso mantém o trato digestivo em ótimo estado de saúde.
7. Previne o câncer:
Seguir uma dieta paleo também pode prevenir o câncer. Além disso, as frutas e vegetais contêm fitonutrientes, antioxidantes e vitaminas que podem reduzir a possibilidade de câncer.
8. Autoimunidade:
Nosso sistema imunológico nos protege de infecções bacterianas, virais e parasitárias. Ele identifica os invasores estrangeiros, ataca e limpa o corpo. Além disso, a autoimunidade é o processo no qual nosso próprio sistema nos ataca. O tecido fica confuso em relação ao invasor estrangeiro e o sistema imunológico continua atacando-o.
A forma mais comum de doenças autoimunes é artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla e vitiligo. Além disso, o protocolo autoimune da dieta paleo pode ajudá-lo com doenças auto-imunes. Outros benefícios incluem:
- Melhora o desempenho atlético.
- Melhora a pele e diminui a acne.
- Aumenta o libido.
- Uma vida mais saudável e mais ativa.
- Melhora a perspectiva mental e a clareza.
Menu da dieta paleo:
Início da manhã – 8:00 da manhã:
- Um copo de água morna com um limão espremido
Café da manhã – 9:00 da manhã:
- Ovos mexidos com legumes, fritos em azeite,
- 1 porção de frutas.
Almoço – 13 horas:
- Salada de frango com molho de azeite,
- Sanduíche de pepino.
Lanche – 4 da tarde:
- Um punhado de nozes.
Jantar – 21 horas.:
- Salmão frito em manteiga, com legumes fritos.
Contras da dieta paleo:
A dieta paleo não é adequada para veganos e vegetarianos, pois enfatiza o consumo de carne e peixe. Além disso, é impossível seguir esta dieta sem comer ovos, frutos do mar e carne.
Os substitutos da proteína vegetariana, como Feijão e outras leguminosas, também são proibidos nesta dieta. Evite grãos e lácteos que pode levar à deficiência de vários nutrientes essenciais. Além disso, consumir carne gordurosa pode aumentar o risco de problemas cardíacos.
Portanto, tenha cuidado com suas escolhas de carne. Caso tenha alguma complicação de saúde conhecida, é melhor consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em seus planos de refeições.