Doenças e Tratamentos

6 fatores de risco da diarreia em crianças e adultos

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
diarreia

A diarreia é uma doença bastante comum, afinal muitas pessoas, em algum momento da vida, já sofreram com esse problema. O principal sinal que aponta para um quadro de diarreia é o aumento do número de evacuações do acometido.

O paciente passa, descontroladamente, a defecar dejetos em consistência, muitas vezes aguado, que pode levar à complicações sérias. A principal complicação de um quadro de diarreia é a desidratação. Essa doença pode ocorrer devido à infecções no sistema digestivo ou após a ingestão de água ou alimentos contaminados com alguma bactéria.

fatores de risco para diarreia em crianças e adultos

Toxinas como a do estafilococo, infecções causadas por bactérias como a Salmonela e a Shigella, infecções virais, disfunções no aparelho digestivo, parasitas intestinais, uso de drogas ou medicamentos agressivos ao organismo, uso abusivo de substâncias laxantes, alta ingestão de

O que é diarreia?

Conhecida popularmente como por vários nomes, que variam a cada região, por exemplo: “piriri”, “dor de barriga”, “disenteria”, “desarranjo”, etc. A doença é bastante comum e tem como característica principal a evacuação de fezes líquidas (perda da consistência) com frequência e sem controle, raras vezes misturadas com sangue. Pode apresentar-se tanto na forma aguda quanto na crônica, dependendo do tempo de duração dos sintomas.

Principais causas da diarreia:

A causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no organismo, causando gastroenterite – inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal. A doença também pode ser causada por intoxicação alimentar e por alguns medicamentos, como antibióticos, laxantes que contenham magnésio e quimioterapia.

Algumas doenças também podem levar à doença, como a doença de Chron, colites ulcerosas, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, entre outras.

Sintomas:

O sintoma mais preocupante da doença é a desidratação. Uma diarreia também pode ser acompanhada de dor abdominal, cólicas, náusea, necessidade urgente de ir usar o toalete e perda do controle do intestino. Algumas infecções que causam diarreia podem também ocasionar febre, calafrios ou fezes com sangue.

Fatores de risco:

Por ser uma doença muito comum, qualquer pessoa pode apresentar a doença. Não importa o gênero nem a idade. Entretanto, alguns comportamentos de risco podem levar ao surgimento da Diarreia.

  1. Aprenda como evitar a doença no verão;
  2. Ingerir água e alimentos contaminados com fezes humanas ou animais;
  3. Viajar para países que não tenham bom saneamento de água;
  4. Consumo exacerbado de cafeína;
  5. Consumo exacerbado de álcool;
  6. Fumo.

Tratamento:

A grande maioria dos casos da doença é auto-limitada e de curta duração. Portanto, em geral, não é preciso nenhum remédio específico para a doença. Basta ingerir líquidos. Se não houver os sinais de gravidade descritos acima, a doença deve ser tratada com ingestão generosa de líquidos.

Quanto mais intensa for a doença, maior deverá ser a reposição de água. Já existem soluções prontas para hidratação à venda nas farmácias, como o Pedialyte®. Nas farmácias populares este soro é distribuído gratuitamente.

Sair da versão mobile