A desidratação ocorre quando você usa ou perde mais fluido do que você aceita e seu corpo não tem água e outros líquidos suficientes para desempenhar suas funções normais. Se você não substituir líquidos perdidos, você será desidratado.
Qualquer pessoa pode ficar desidratada, mas a condição é especialmente perigosa para crianças pequenas e adultos mais velhos. A causa mais comum de Desidratação em crianças pequenas é diarreia grave e vômitos.
Os adultos mais velhos, naturalmente, têm um menor volume de água em seus corpos e podem ter condições ou tomar medicamentos que aumentam o risco de Desidratação.
Isso significa que mesmo doenças menores, como infecções que afetam os pulmões ou a bexiga, podem resultar em Desidratação em adultos mais velhos.
A Desidratação também pode ocorrer em qualquer faixa etária se você não beber bastante água durante o tempo quente – especialmente se você estiver exercitando vigorosamente.
Normalmente, você pode reverter a Desidratação leve a moderada bebendo mais líquidos, mas a Desidratação severa precisa de tratamento médico imediato.
Às vezes, a Desidratação ocorre por razões simples: você não bebe o suficiente porque está doente ou ocupado, ou porque não tem acesso a água potável quando viaja, faz caminhadas ou acampa.
Outras causas de desidratação incluem:
Diarreia, Vômitos: Diarreia severa e aguda – ou seja, diarreia que surge de forma repentina e violenta – pode causar uma tremenda perda de água e eletrólitos em um curto período de tempo. Se você tem vômitos junto com a diarreia, você perde ainda mais líquidos e minerais.
Febre: Em geral, quanto maior a sua febre, mais desidratada pode se tornar. O problema piora se você tiver febre, além de diarreia e vômitos.
Suor excessivo: Você perde água quando suda. Se você fizer atividade vigorosa e não substituir fluidos à medida que você acompanha, você pode se tornar desidratado. O clima quente e úmido aumenta a quantidade de suor e a quantidade de líquido que você perde.
Aumento da micção: Isso pode ser devido a diabetes não diagnosticada ou não controlada. Certos medicamentos, como diuréticos e alguns medicamentos para a pressão arterial, também podem levar à Desidratação, geralmente porque eles fazem com que você urine mais.
Sintomas de desidratação:
A sede nem sempre é um indicador precoce confiável da necessidade de água do corpo. Muitas pessoas, particularmente adultos mais velhos, não sentem sede até que já estejam desidratadas. É por isso que é importante aumentar a ingestão de água durante o tempo quente ou quando estiver doente.
Os sinais e sintomas da Desidratação também podem variar de acordo com a idade.
Criança Pequena:
- Boca seca e língua
- Sem lágrimas quando chora
- Sem fraldas molhadas por três horas
- Olhos afundados, bochechas
- Mancha suja em cima do crânio
- Desaparecimento ou irritabilidade
Adulto:
- Sede extrema
- Mergulho menos frequente
- Urina de cor escura
- Fadiga
- Tontura
- Confusão
Para evitar a Desidratação, beba bastante líquido e coma alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Deixar a sede ser seu guia é uma orientação diária adequada para a maioria das pessoas saudáveis.
As pessoas podem precisar tomar mais líquidos se estiverem enfrentando condições como:
Vômitos ou Diarréia: Se o seu filho está vomitando ou tem diarreia, comece a dar água extra ou uma solução de reidratação oral nos primeiros sinais de doença. Não espere até a Desidratação ocorrer.
Exercício Extenuante: Em geral, é melhor começar a hidratar o dia anterior ao exercício extenuante. Produzir muita urina clara e diluída é uma boa indicação de que você está bem hidratado. Durante a atividade, reabasteça os fluidos em intervalos regulares e continue bebendo água ou outros líquidos após o término.
Tempo Quente ou Frio: Você precisa beber água adicional em clima quente ou úmido para ajudar a diminuir a temperatura corporal e substituir o que você perde através da transpiração. Você também pode precisar de água extra em clima frio para combater a perda de umidade do ar seco, particularmente em altitudes mais elevadas
Doença: Os adultos mais velhos geralmente se desidratam durante doenças menores – como infecções por influenza, bronquite ou bexiga. Certifique-se de beber fluidos extras quando não se sente bem.
Tratamentos para desidratação:
O único tratamento efetivo para a Desidratação é substituir os líquidos perdidos e os eletrólitos perdidos. A melhor abordagem para o tratamento de Desidratação depende da idade, da gravidade da Desidratação e da sua causa.
Para lactentes e crianças que se tornaram desidratados de diarréia, vômitos ou febre, use uma solução de reidratação oral sem receita médica. Essas soluções contêm água e sais em proporções específicas para reabastecer fluidos e eletrólitos.
Comece com cerca de uma colher de chá (5 mililitros) cada um a cinco minutos e aumente conforme tolerado. Pode ser mais fácil usar uma seringa para crianças muito novas. As crianças mais velhas podem receber bebidas desportivas diluídas. Use 1 parte de bebida esportiva para 1 parte de água.
A maioria dos adultos com Desidratação leve a moderada de diarreia, vômitos ou febre pode melhorar sua condição bebendo mais água ou outros líquidos. A diarreia pode ser agravada por suco de frutas e refrigerantes de força total.
Se você trabalha ou se exercita ao ar livre durante o clima quente ou úmido, a água fria é a sua melhor aposta. Bebidas esportivas contendo eletrólitos e uma solução de carboidratos também podem ser úteis.
Crianças e adultos que estão severamente desidratados devem ser tratados por pessoal de emergência que chega em uma ambulância ou em uma sala de emergência do hospital. Os sais e fluidos entregues através de uma veia (por via intravenosa) são absorvidos rapidamente e aceleram a recuperação.