A dermatite esfoliativa é uma inflamação na pele que provoca o surgimento de descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços, pés ou pernas, por exemplo.
Geralmente, é causada por outros problemas crônicos da pele como psoríase ou eczema, no entanto, o problema também pode ser provocado pelo uso excessivo de remédios como Penicilina, Fenitoína ou medicamentos barbituricos, por exemplo. Tem cura e o seu tratamento deve ser feito em internamento no hospital, sob orientação de um dermatologista.
Causas da dermatite esfoliativa:
Pode ocorrer devido a vários factores. Às vezes, o aparecimento da doença pode ser causada por certos medicamentos; embora nem sempre é possível identificar a causa.
Entre os gatilhos mais comuns, existem também causa de tipo bacteriano por exemplo, Staphylococcus aureus, pode ser a causa – certos tipos de cancro – tais como linfoma e leucemia, o que é importante reconhecer os sintomas – ou outras doenças de pele tais como psoríase, micose fungóide ou outros tipos de dermatite.
Sintomas da dermatite esfoliativa:
- Vermelhidão na pele;
- Coceira e descamação da pele;
- Febre acima de 38º C e calafrios;
- Inchaço das ínguas.
Quando existe suspeita de dermatite esfoliativa é recomendado ir ao pronto-socorro para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando o surgimento de complicações como infecções da pele, infecção generalizada e, até, parada cardíaca.
Diagnóstico:
No início dos sinais e sintomas, deve contactar o seu médico que – através de uma série de testes e exames – estabelecer o diagnóstico correto e, portanto, o tratamento mais adequado, dependendo do caso particular. Além dos testes de exame médico, história médica e sangue, pode ser necessário mais testes.
Tratamentos da dermatite esfoliativa:
O tratamento para dermatite esfoliativa deve ser feito em internamento no hospital sob a orientação de um dermatologista, sendo que, normalmente, é feito com remédios ou cremes corticoides, como Betametasona ou Dexametasona, para reduzir a inflamação da pele e aliviar os sintomas.
Além disso, o médico também pode receitar antibióticos na veia, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino, para combater infecções que possam estar se desenvolvendo na pele, além de fototerapia para fortalecer as camadas de pele.
Nos casos em que é possível identificar a causa, o médico deverá ainda fazer o tratamento adequado. Para a causa de forma a evitar que a Dermatite Esfoliativa volte a surgir. Isto é, no caso provocada por medicamentos, o paciente deve deixar de tomar o remédio que está provocando a alergia, por exemplo.