Principais causas do corrimento vaginal, pois uma vagina saudável tem um ambiente ácido que evita que as bactérias não saudáveis prosperem. Além disso, uma vagina saudável produz secreções para se purificar e regular o meio ambiente.
Essas secreções são consideradas normais e saudáveis e muitas vezes são comparadas com a forma como a saliva é secretada na boca para limpá-la e manter um ambiente úmido e saudável. Toda mulher tem secreções vaginais. Isso é chamado de corrimento vaginal. O corrimento vaginal normal é claro, de cor branca ou amarelado.
O que é corrimento vaginal?
O corrimento vaginal é uma substância fluida ou semi-sólida que flui para fora da abertura vaginal. A maioria das mulheres tem corrimento em certa medida, e uma pequena quantidade de corrimento é um reflexo do processo de limpeza normal do corpo.
A quantidade e o tipo de corrimento vaginal também variam entre as mulheres e com o ciclo menstrual da mulher. Uma mudança na descarga (como um odor ou cor anormal ou aumento na quantidade), ou a presença de descarga vaginal associada a irritação ou outros sintomas incômodos, podem indicar que uma infecção está presente.
Tipos de corrimento vaginal:
Existem vários tipos de corrimento vaginal. Uma mulher ou uma menina pode enfrentar qualquer tipo de descarga vaginal. Descrevemos aqui todos os tipos de descarga vaginal. Leia abaixo e conheça esse detalhe.
Marrom: Conhecemos esta descarga o nome de ciclos menstruais irregulares ou câncer cervical ou endometrial. Este tipo de descarga vaginal pode fazer hemorragia vaginal anormal. A dor pélvica é o problema mais comum para este tipo de descarga.
Nublado ou Amarelo: as pessoas sabem e pensam que é uma doença chamada Gonorreia. Este tipo de descarga faz sangramento entre os períodos de tempo. Pode aumentar a incontinência urinária e faz dor pélvica.
Verde: É conhecido como doença da Tricomoníase. É um tipo diferente de descarga vaginal. Esse tipo de descarga faz mau cheiro na vagina. Esta descarga faz dor e comichão enquanto as mulheres urinam.
Rosa ou Vermelho: É comum na região da Ásia. As pessoas pensam que é uma fissuração do revestimento uterino após o parto. Pode causar dores graves na área vaginal.
Grosso e Branco: O público pensa que é uma infecção por fermento, mas é uma descarga. Esse tipo de corrimento faz aumento e dor em torno da vulva. Essa descarga é comum para a dor sexual. Isso faz relações sexuais dolorosas.
Branco ou Cinza: Sabemos que é vaginose bacteriana. Faz comichão ou queima na área vaginal. A vermelhidão e o inchaço são comuns para este tipo de descarga vaginal.
Quais são os sintomas do corrimento vaginal?
O corrimento vaginal pode variar em cores de claro para cinza, amarelo, esverdeado ou branco leitoso e pode ter um cheiro desagradável. Os sintomas e o caráter da descarga vaginal dependem da condição específica que é a causa da descarga.
Vaginose Bacteriana:
Nem todas as mulheres com vaginose bacteriana terão sintomas, mas a vaginose bacteriana geralmente produz uma descarga de cor fina e acinzentada. Geralmente é acompanhado de um cheiro sujo e de peixe.
Trichomonas:
A infecção por Trichomonas produz uma corrimento vaginal espumosa, verde-amarela com forte odor. Os sintomas associados podem incluir desconforto durante a relação sexual e urina, bem como irritação e coceira na área genital feminina.
Gonorreia:
A gonorreia pode não produzir sintomas em até metade das mulheres infectadas, mas também pode causar queima com urina ou micção frequente, uma descarga vaginal amarelada, vermelhidão e inchaço dos órgãos genitais e uma queima ou coceira na área vaginal.
Chlamydia:
Como gonorreia, a infecção por Chlamydia pode não produzir sintomas em muitas mulheres. Outros podem sofrer uma corrimento vaginal aumentada, bem como os sintomas de uma infecção do trato urinário se a uretra estiver envolvida.
Infecção Vaginal ao Fermento:
Uma infecção vaginal por fermento é geralmente associada a um corrimento vaginal grosso e branca que pode ter a textura do queijo cottage. A descarga geralmente é inodora. Outros sintomas podem incluir queimação, dor e dor durante a micção ou relações sexuais.
Quais são as causas do corrimento vaginal?
As paredes vaginais e o colo uterino contêm glândulas que produzem uma pequena quantidade de líquido que ajuda a manter a vagina limpa. Esta descarga vaginal normal é tipicamente clara ou branca láctea e não possui um odor desagradável.
Uma série de infecções diferentes podem causar uma alteração na quantidade, consistência, cor ou odor de corrimento vaginal. Esses incluem:
A vaginose bacteriana é uma condição é causada por um desequilíbrio no crescimento das bactérias que estão normalmente presentes na vagina. Não se sabe exatamente por que esse desequilíbrio no crescimento bacteriano ocorre. Esta condição era anteriormente conhecida como vaginite de Gardnerella após um tipo de bactéria que comumente causa a condição.
Tricomoníase (trich) é infecção por um parasita unicelular conhecido como Trichomonas vaginalis. Além disso, a infecção é transmitida por contato sexual.
A gonorreia é a doença sexualmente transmitida (DST) resultante da infecção pela bactéria conhecida como Neisseria gonorrhoeae.
A clamídia é outra infecção sexualmente transmissível (DST) devido à bactéria Chlamydia trachomatis. Embora as mulheres infectadas possam não ter sintomas, pode ocorrer uma secreção vaginal.
A infecção por levedura (candidíase) ocorre quando existe um crescimento excessivo de fermento na vagina, muitas vezes devido ao uso de antibióticos ou outros fatores que afetam o equilíbrio natural das bactérias na área vaginal. Além disso, as espécies de Candida são o tipo de fermento mais responsável.
Enquanto a Tricomoníase, a gonorreia e a Clamídia são exemplos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), a vaginose bacteriana e a infecção por fermento não são consideradas DST.
O sangramento vaginal é diferente da descarga vaginal. Além disso, as infecções listadas acima são causas de corrimento vaginal anormal sem a presença de sangramento vaginal significativo.
Como prevenir o corrimento vaginal?
Adequado aqui é algumas recomendações para prevenir infecções vaginais que podem resultar em uma descarga anormal:
- Mantenha a vagina limpa por meio de lavagem o tempo todo com um sabão e água morna.
- Não utilize sabões perfumados e produtos femininos. Além disso, fique longe de pulverizações para meninas e banhos de espuma.
- Depois de ir para a sala de lavagem, geralmente limpa da frente para a parte inferior das costas para poupar bactérias de receber na vagina e infligir uma infecção.
- Coloque sempre roupas íntimas 100% algodão e evite sempre vestidos apertados.
Finalmente, é altamente recomendável falar com o seu médico para o diagnóstico adequado. Além disso, os médicos consideram seus sintomas e também realizam testes laboratoriais sempre que a situação o requer, de modo a estabelecer um diagnóstico apropriado e um tratamento adequado.
Tratamentos do corrimento vaginal:
Como você é tratado dependerá do que está causando o problema. Por exemplo, as infecções fúngicas são geralmente tratadas com medicamentos antifúngicos inseridos na vagina em forma de creme ou gel. A vaginose bacteriana é tratada com pílulas antibióticas ou cremes. Além disso, a Tricomoníase é geralmente tratada com a droga metronidazole ( Flagyl ) ou tinidazole ( Tindamax ).
Aqui estão algumas dicas para prevenir infecções vaginais que podem levar:
- Mantenha a vagina limpa lavando regularmente com um sabão suave e suave e água morna.
- Nunca use sabões perfumados e produtos femininos ou duche. Também evite sprays femininos e banhos de espuma.
- Depois de ir ao banheiro, sempre limpe de frente para trás para evitar que as bactérias entrem na vagina e causem uma infecção.
- Use calcinha 100% algodão e evite roupas excessivamente apertadas.