O cordão de frade é bastante utilizado para combater e prevenir diversas condições de saúde. Conhecida mundialmente como Leonotis nepetifolia, o cordão de frade é uma planta tropical da família da menta (Lamiaceae) que tem origem na África tropical e Índia meridional.
Embora possa ser encontrada também em certas regiões subtropicais da Ásia, África e América. No Brasil ela ocorre em quase todas as regiões, com exceção do Sul, por ser muito frio e a planta não se adaptar e tais condições. O Cordão de Frade é muito utilizado em certos casos de doenças nas vias respiratórias.
Propriedades do cordão de frade:
O Cordão de Frade ainda tem outros usos além do medicinal, como na culinária, pois as folhas podem ser usadas em saladas. Outro uso da planta é para tratar crianças que têm pouca tolerância a certos fatos da vida e estão sempre muito frustradas.
Adultos que têm problemas psicológicos ligados a suas capacidades profissionais e pessoais também podem fazer uso dessa planta, pois ela tem propriedades calmantes e que dão certa coragem.
Um uso pouco indicado do Cordão de Frade é como fumo, pois devido as suas propriedades psicoativas a planta pode ser um pouco perigosa, tendo até mesmo seus efeitos comparados ao da maconha.
Pode ser usado ainda para tratar fraqueza, reumatismo, gases, cistite, ácido úrico, febre, dores no abdômen, problemas no estômago, espasmos, nevralgia e malária.
Benefícios do cordão de frade para saúde:
- Essa planta é considerada a erva da frustração e pode ser aplicada tanto em crianças como em adultos, pois age como uma erva fitoterápica, deixando a pessoa calma e serena diante de situações estressantes.
- Esta planta é ótima para quem sofre de problemas nos rins;
- Ela ajuda a aliviar os gases e é recomendada para dores abdominais;
- Ajuda a aliviar a circulação do sangue e desincha o pé depois de um longo dia.
A erva também ajuda a combater as seguintes condições de saúde:
- Asma
- Bronquite
- Tosse
- Catarro
- Cólicas
- Fraqueza
- Reumatismo
- Cistite
- Gases
- Dores abdominais
- Nevralgias
- Febre
- Malária
Além de todos os seus benefícios medicinais, a planta pode ser usada também como um condimento na cozinha. Suas folhas podem ser usadas tanto em saladas como em molhos.
Como fazer o chá de cordão de frade:
INGREDIENTES:
- 2 colheres (de sopa) das folhas trituradas
- 1 litro de água
MODO DE PREPARO:
- Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo.
- Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e tampe, deixando a infusão descansar por algo em torno de dez minutos.
- Depois desse período, basta coar e consumir. A dose indicada é entre duas e três xícaras ao dia.
- O chá não precisa ser adoçado, pois as folhas são bastante saborosas. Se preferir adoçar, evite o açúcar normal, já que ele corta os benefícios do chá. Opte pelo mel ou pelo açúcar mascavo.
Contraindicações:
Não é recomendado o uso da folha como fumo, pois usada dessa forma pode provocar uma ação psicoativa que pode ser comparada inclusive com o efeito da maconha. Antes de começar a fazer uso dessa planta medicinal, consulte um médico