Congestão nasal: o que é, causas e tratamentos
Congestão nasal é a obstrução das passagens nasais geralmente devido às membranas que revestem o nariz inchado causado pela inflamação dos vasos sanguíneos. Congestão nasal tem muitas causas e pode variar de um incômodo leve a uma condição com risco de vida.
A congestão nasal pode interferir na audição e desenvolvimento da fala. Congestão Nasal também pode causar leve dor facial e de cabeça, e um grau de desconforto.
Causas:
A Congestão Nasal pode ser causada por qualquer situação que irrite ou inflame os tecidos nasais. Infecções, como resfriados, gripe ou sinusite, alergias e vários irritantes, como fumaça de cigarro, todos podem causar um corrimento nasal. Algumas pessoas têm um nariz cronicamente congestionado por nenhuma razão aparente (uma condição chamada rinite não alérgica ou rinite vasomotora). Menos frequentemente, a congestão do nariz pode ser causada por um tumor ou pólipos. As potenciais causas de congestionamento nasal incluem:
- Rinite não alérgica;
- A asma ocupacional;
- Gravidez;
- O vírus sincicial respiratório;
- Estresse;
- Distúrbios da tireoide;
- Fumo do tabaco;
- Granulomatose com poliangeíte;
- Alergias;
- Sinusite crônica;
- Síndrome de Churg-Strauss;
- Resfriado comum;
- Uso excessivo de spray de descongestionante nasal;
- Desvio de septo;
- Dependência de drogas;
- Ar seco;
- Hipertrofia de adenóides;
- Corpo estranho no nariz;
- Alterações hormonais;
- sinusite aguda;
- Pólipos nasais;
- Influenza (gripe);
- Medicamentos, como drogas para pressão arterial elevada.
Sintomas:
Os sintomas da congestão nasal incluem coriza, nariz entupido, gotejamento nasal posterior, tosse, vermelhidão ocular, febre e dor de garganta. Outros sintomas incluem dor de cabeça, dor facial, e uma descarga nasal colorida e espessa.
Tratamentos:
O tratamento pode ser tratada com medicamentos. Também pode dividir-se nalgumas categorias principais, incluindo a irrigação nasal, descongestionantes, anti-histamínicos e mucolíticos. Iremos apresentar cada uma destas opções, de modo a que você saiba o que escolher na próxima vez que você estiver a sofrer de um Congestão Nasal.
- Antibióticos.
Descongestionantes de balcão ou receita médica, como Sudafed. - Anti-histamínicos orais para tratar alergias, como a loratadina (Claritin) e a cetirizina (Zyrtec).
Pulverizações nasais que contêm anti-histamínico, como a azelastina (Astelin, Astepro).
Esteroides nasais, como a mometasona (Asmanex Twisthaler) ou fluticasona (Flovent Diskus, Flovent HFA). - Se você tem tumores ou pólipos nasais em suas passagens nasais ou seios sinais que estão impedindo o muco de drenar, seu médico pode recomendar uma cirurgia para remover os tumores.