Câncer de pele: como identificar rapidamente? 5 sintomas comuns
O câncer de pele ocorre quando as células anormais da pele crescem excessivamente e, na maioria das vezes, são causadas pela radiação ultravioleta do sol.
Existem alguns tipos diferentes de câncer de pele, o mais mortal é o melanoma. Embora o melanoma seja responsável por menos de 1% de todos os cânceres de pele, ele representa uma grande maioria das mortes devido o câncer de pele. O melanoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, até mesmo em locais que não são expostos ao sol.
É por isso que é tão importante conferir a pele regularmente, incluindo as solas dos pés, entre os dedos e no couro cabeludo. Use um espelho de corpo inteiro juntamente com um espelho de mão para conferir os lugares mais complicados ou peça a um membro da família ou a um parceiro fazer isso por você. A maioria das manchas são normais e inofensivas. Desta forma, ao conferir, lembre-se deste guia e procure estes cinco sinais:
Como identificar o câncer de pele rapidamente?
1. Assimetria:
Neste caso, procure por manchas de forma significativamente assimétrica – verifique se uma metade corresponde à outra.
2. Bordas:
Além disso, as bordas dos sinais na pele devem ser iguais. Portanto, caso estejam esfarrapadas, entalhadas ou desfocadas, consulte o seu médico.
3. Cor:
Um sinal de pele saudável tem coloração uniforme. No entanto, você precisa prestar atenção caso os tons seja marrom ou preto, ou manchas na tonalidade rosa, branco ou vermelho.
4. Diâmetro:
Embora o melanoma possa ser pequeno, em geral você deve ficar atento caso as manchas sejam maiores do que 1/4 de polegada de diâmetro – sobre o tamanho de um apagador de lápis.
5. Evolução:
Algum de seus sinais ou sardas na pele muda ao longo do tempo? Essas alterações são no tamanho, forma ou cor? Você deve procurar mudanças na superfície dos sinais e até mesmo coceira ou sangramento.
Portanto, tente usar este mapa quando nota algum sinal anormal e anote os sinais mais significativos com alguns detalhes sobre suas características.
O câncer de pele é muito comum e a cada ano há mais novos casos acompanhado de câncer de mama, próstata, pulmão e cólon. Um em cada cinco americanos desenvolverá câncer de pele em sua vida, e alguém morre de melanoma a cada 54 minutos.
É estimado 9,730 mortes por melanoma em 2017. É vital que limite sua exposição ao sol e mantenha-se bem protegido, incluindo áreas como o couro cabeludo e mãos. Verifique a sua pele regularmente e anote quaisquer alterações.