Colite ulcerativa: o que é, sintomas e tratamentos
A colite ulcerativa é uma doença em que há inflamação crônica do revestimento interno do cólon. A inflamação pode fazer com que o tecido de revestimento se quebre, formando ulcerações que podem sangrar. A inflamação pode envolver todo o cólon ou apenas partes dele. Quase sempre, a colite ulcerativa requer tratamento.
O que é colite ulcerativa?
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do intestino (IBD) que causa inflamação duradoura e úlceras (feridas) no seu aparelho digestivo. A colite ulcerativa afeta o revestimento mais interno do intestino grosso (cólon) e reto. Os sintomas geralmente se desenvolvem ao longo do tempo, em vez de de repente.
A colite ulcerativa pode ser debilitante e às vezes pode levar a complicações que ameaçam a vida. Embora não tenha uma cura conhecida, o tratamento pode reduzir significativamente os sinais e sintomas da doença e até provocar uma remissão a longo prazo.
Quais são os Sintomas:
Os sintomas de colite ulcerativa podem variar, dependendo da gravidade da inflamação e de onde ocorre. Sinais e sintomas podem incluir:
- Diarreia, muitas vezes com sangue ou pus.
- Dor abdominal e cólicas.
- Dor retal.
- Hemorragia retal – passando pequena quantidade de sangue com fezes.
- Urgência de defecar.
- Incapacidade de defecar apesar da urgência.
- Perda de peso.
- Fadiga.
- Febre.
- Em crianças, a falta de crescimento.
A maioria das pessoas com colite ulcerativa tem sintomas ligeiros a moderados. O curso da colite ulcerativa pode variar, com algumas pessoas com longos períodos de remissão.
Tipos:
Os médicos geralmente classificam a colite ulcerativa de acordo com sua localização. Os tipos de colite ulcerativa incluem:
Proctite Ulcerativa: A inflamação é confinada à área mais próxima do ânus (reto), e o sangramento retal pode ser o único sinal da doença. Esta forma de colite ulcerativa tende a ser a mais leve.
Proctosigmoidite: A inflamação envolve o reto e o cólon sigmoide (extremidade inferior do cólon). Sinais e sintomas incluem Diarreia sangrenta, cólicas abdominais e dor, e uma incapacidade de mover os intestinos apesar do desejo de fazê-lo (tenesmus).
Colite do Lado Esquerdo: A inflamação se estende do reto até o cólon sigmoide e descendente. Sinais e sintomas incluem Diarreia sangrenta, cólicas abdominais e dor no lado esquerdo, e perda de peso não intencional.
Pancolite: A pancrocite geralmente afeta todo o cólon e provoca crises de Diarreia sangrenta que podem ser graves, cólicas abdominais e dor, fadiga e perda significativa de peso.
Colite Ulcerativa Aguda Grave: Esta forma rara de colite afeta todo o cólon e causa dor severa, Diarreia profusa, sangramento, febre e incapacidade de comer.
Quais são as causas:
A causa exata da colite ulcerativa permanece desconhecida. Anteriormente, a dieta e o estresse eram suspeitos, mas agora os médicos sabem que esses fatores podem agravar, mas não causar colite.
Uma possível causa é um mau funcionamento do sistema imunológico. Quando seu sistema imunológico tenta lutar contra um vírus ou bactéria invasora, uma resposta imune anormal faz com que o sistema imune ataque as células no trato digestivo também.
A hereditariedade também parece desempenhar um papel em que a colite ulcerativa é mais comum em pessoas que têm membros da família com a doença. No entanto, a maioria das pessoas com colite não tem essa história familiar.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns de colite ulcerativa são episódios de Diarreia sangrenta e dor na parte inferior do abdômen. Também pode haver uma sensação de necessidade urgente de passar por um movimento intestinal. Os movimentos intestinais podem ser explosivos e podem conter mucosas ou pus. Outros sintomas que podem ser experimentados incluem:
- Fadiga.
- Fraqueza.
- Um sentimento geral de saúde.
- Perda de peso.
- Perda de apetite.
- Bala do abdômen.
Os sintomas variam em frequência e gravidade. Aproximadamente metade de todos os sofredores experimentará apenas sintomas leves. No entanto, para outros, os sintomas serão mais graves. A gravidade dos sintomas tende a estar relacionada com a quantidade de cólon afetada.
A colite ulcerativa é caracterizada por episódios onde os sintomas são problemáticos (“crises”) e episódios onde os sintomas estão ausentes (remissões). As complicações da colite incluem úlceras na boca, inflamação da íris (olho), artrite, lesões cutâneas, coágulos sanguíneos e anemia.
Existe também um risco aumentado de câncer intestinal / colateral em pacientes que tiveram colite ulcerativa extensa por vários anos.
Quais são os fatores de risco?
A colite ulcerativa afeta aproximadamente o mesmo número de mulheres e homens. Fatores de risco podem incluir:
Idade: A doença geralmente começa antes dos 30 anos. Mas, pode ocorrer em qualquer idade, e algumas pessoas podem não desenvolver a doença até aos 60 anos de idade.
Raça ou Etnia: Embora os brancos tenham o maior risco de doença, pode ocorrer em qualquer raça. Se você é descendente jessen Ashkenazi, seu risco é ainda maior.
Histórico Familiar: Você está em maior risco se você tem um parente próximo, como um pai, irmão ou filho, com a doença.
Diagnóstico:
O diagnóstico diferencial primário para a colite ulcerativa é a doença de Crohn , pois isso pode apresentar de forma semelhante – no entanto, pacientes com pacientes com colite geralmente experimentam uma Diarreia mais sangrenta.
As formas alternativas de colite incluem infecções crônicas (esquistossomose, giardíase e TB), isquemia mesentérica ou colite por radiação. Outros diferenciais a considerar incluem malignidade, IBS ou doença celíaca.
Como prevenir a colite ulcerativa?
A colite não pode ser evitado, mas a gravidade e extensão dos ataques podem ser reduzidas.
É importante que as pessoas afetadas acompanhem atentamente os tratamentos preventivos, atente para os sintomas e consulte seu médico se houver sangue em suas fezes.
Como tratar colite ulcerativa:
Quando a doença é ativa, muitas vezes é tratada com comprimidos. Quando a doença está em remissão, o tratamento geralmente continua a fim de suprimir a inflamação. O tratamento médico geralmente é suficiente.
Se a doença não pode ser controlada por tratamento médico, ela pode ser curada pela remoção cirúrgica do intestino grosso. Casos graves podem requerer hospitalização.
Quais medicamentos podem ser usados?
- Corticosteroides: Para reduzir a inflamação enemas e supositórios são usados para sintomas leves a moderados no reto. Os comprimidos são utilizados para sintomas moderados a graves e doenças mais extensas. A admissão hospitalar e as injeções de corticosteroides são necessárias para sintomas muito graves e doenças extensivas.
- Aminosalicilatos: Como comprimidos, enemas ou supositórios, estes são medicamentos anti-inflamatórios para o tratamento de sintomas leves a moderados. Eles também podem ser usados continuamente para prevenir ataques. Os aminosalicilatos comumente usados no Reino Unido são mesalazina e sulfasalazina .
- Os Imunossupressores: Como a azatioprina (por exemplo, Imuran) são usados para sintomas muito graves que não podem ser controlados por corticosteróides (indicação não licenciada). Infliximab é um tratamento relativamente novo quando não é possível usar esteroides ou eles foram ineficazes.
- Neoral (ciclosporin): pode ser usado para ataques muito graves, mas tem alguns efeitos colaterais sérios, portanto, é usado apenas ocasionalmente.
- Os agentes de volume de fezes são usados quando o intestino funciona