Colina: o que é, benefícios e malefícios
A colina é um incrível nutriente solúvel em água que faz parte das vitaminas do complexo B, pode estar presente tanto em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, peixes, leite de vaca, camarão ou em alimentos de origem vegetal, como quinoa, couve-flor, soja, aveia, brócolis e outros.
O que é a colina?
A colina é um composto de suma importância para muitas funções do corpo como a estrutura celular, metabolismo e transporte de nutrientes. Além disso, deve ser ingerida em quantidades adequadas para melhorar a saúde geral do corpo.
Benefícios da colina para saúde:
1. Melhorar a saúde do fígado:
Uma das funções essenciais no organismo é na prevenção de doenças que atingem o fígado. Além disso, pode ajudar a tratar o fígado gordo.
2. Sistema nervoso:
A colina é essencial para o sistema nervoso, isso porque é um componente do sistema neurotransmissor, atuando na coordenação motora, no aprendizado e na memória.
3. Prevenir doenças cardíacas:
Possui um efeito essencial de proteção contra doenças cardiovasculares, como a aterogênese, doenças inflamatórias provocadas pela deposição de gordura nos vasos sanguíneos.
4. Melhorar a saúde dos músculos:
Se você quer ter ossos fortes e livres de doenças como artrite e osteoporose, consuma alimentos ricos em colina, como ovos, brócolis, quinoa e soja para melhorar sua saúde muscular.
5. Fortalecer o sistema imunológico:
Se você estar com a saúde debilitada ou com o sistema imunológico baixo; você deve estar sofrendo por falta de colina no corpo. Entretanto, alimentos ricos pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico rapidamente.
6. Combater a anemia:
É um nutriente que não pode faltar nos seus alimentos do dia a dia. Além disso, porque ela ajuda a combater diversas doenças, uma delas a anemia, doença que ataca mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo.
Outros benefícios da colina para saúde:
- Melhora o aspecto da pele;
- Combate gripe e resfriado;
- Além disso, melhora a saúde ocular;
- Alivia o estresse;
- Além disso, previne a queda de cabelo.
Sinais de deficiência:
Quando a colina não é consumida diariamente, você pode sofrer de condições, como:
- Problemas musculares;
- Hemorragias;
- Além disso, alguns tipos de câncer podem surgir;
- Retarda o desenvolvimento do cérebro;
- Além disso, problemas renais.