O cobre pode ser positivo nas densidades ósseas da coluna vertebral de mulheres pós-menopausa, também demonstrou ser essencial no metabolismo ósseo. Além disso, o cobre é indispensável para que o nosso corpo funcione adequadamente. Não, não sou eu que estou dizendo isso, mas sim a ciência. São vários os benefícios que essa substância traz quando está presente de maneira correta no nosso organismo.
O que é cobre?
O cobre é um mineral considerado essencial para o organismo. Ele é um oligoelemento, elemento químico essencial para os seres vivos encontrado em baixa concentração nos organismos, porém de fundamental importância biológica.
O corpo humano não consegue produzir este mineral, ele é obtido por meio da alimentação. O cobre ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, também contribui para a síntese de neurotransmissores, formação da bainha de mielina e regulação da expressão gênica. Este mineral ainda ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e na formação de tecidos conjuntivos.
Fontes de alimentos ricos em cobre:
- Fígado de vitela cozido
- Fígado de boi cozido
- Ostras cozidas
- Caju
- Castanha-do-brasil
- Avelã
- Amêndoa
Embora este Mineral esteja presente de forma natural no seu organismo, devido a algumas situações, seus níveis podem diminuir e você venha a sofrer esta deficiência.
Quais os benefícios do cobre?
1- Pele:
Este Mineral possui função importante na formação de melanina, auxiliando na pigmentação da pele, cabelos e olhos. Por isso, seu consumo é essencial para impedir a formação de manchas na pele e melasma.
2- Cérebro:
Este mineral é parte na formação de enzimas essenciais para manter a atividade do sistema nervoso através da síntese de neurotransmissores, sem os quais o transporte dos impulsos elétricos é impossível. Além do mais, o cobre também faz parte da produção da bainha de mielina, importante protetora que cobre a superfície dos nervos.
3- Sistema imunológico:
Como um mineral importante para a ação da vitamina C, o cobre auxilia na produção de glóbulos brancos, que são as células protetoras do organismo. A vitamina C, ativada pelo cobre também possui uma poderosa ação antioxidante, que também age no combate a infecções por vírus, fungos e bactérias.
4- Coração:
como um poderoso antioxidante, o cobre também age impedindo a ação dos radicais livres sobre a oxidação de gorduras, impedindo o seu acúmulo nas artérias e prevenindo o risco de doenças cardíacas.
5- Combate da artrite:
Este mineral apresenta ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir os sintomas terríveis sentidos por aqueles que sofrem com artrite. Você talvez não saiba, mas muita gente vende pulseiras de cobre prometendo justamente a cura dessa doença tão dolorosa!
6- Auxilia no crescimento:
Para que cresçamos com normalidade este Mineral é fundamental. Uma dieta que conta com altas quantidades desse mineral colabora para que desenvolvamos o nosso sistema esquelético, cardiovascular e também o nervoso, o que é maravilhoso!
7- Ajuda na pigmentação dos cabelo e dos olhos:
É um elemento primordial para que a melanina escureça a nossa pela, o nosso cabelo e também os nossos olhos, por mais incrível que pareça. Essa substância tão conhecida é produzida por outra chamada melanócitos, na presença da tirosinase. Sendo assim, quando mais cobre você consome menos cabelos brancos você terá!
8- Colabora para nutrir os tecidos conjuntivos:
Ele é primordial para que haja a síntese da hemoglobina, da mielina e também do corpo da melanina como já dissemos, além de também ajudar no colágeno. Dessa forma ele nutre como poucos minerais a bainha de mielina que fica ao redor dos nossos nervos. Além disso, ele também está na produção do tecido conjuntivo que existe no nosso organismo, mais conhecido como elastina.
9- Ajuda a absorver outros nutrientes:
A absorção do ferro e do açúcar dependem exclusivamente do cobre e da sua presença no trato intestinal e no fígado! Só assim essas substâncias serão adequadamente utilizadas pelo nosso organismo!
10- Diminui o envelhecimento precoce:
Este mineral é um excelente antioxidante, que consegue evitar que as nossas células sejam danificadas pelos radicais livres, que as envelhecem e prejudicam a ponto de muitas se tornarem cancerígenas.
10- Responsável pelo aumento da energia do nosso corpo:
Graças a síntese de trifosfato de adenosina este mineral acaba ajudando a compor a energia do nosso organismo, tão fundamental para que nos mantenhamos de pé e façamos o que é necessário no nosso dia a dia!
Alguns dos sintomas de deficiência do cobre:
A deficiência de Cobre pode apresentar os seguintes sintomas em seres humanos:
- Anemia;
- Baixa temperatura corporal;
- Ossos frágeis;
- Osteoporose;
- Vasos dilatados;
- Baixa contagem de células brancas;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Níveis elevados de colesterol;
- Baixa resistência a infecções;
- Defeitos de nascimento;
- Baixa pigmentação da pele;
- Desordens na tireoide.
Alguns outros sintomas incluem letargia, palidez, feridas, edemas, crescimento atrofiado, perda capilar, anorexia, diarreia, sangramentos subcutâneos e dermatites. Em meninos jovens, deficiências deste mineral herdada da Síndrome de Menke onde a absorção natural de Cobra se torna impossível mais pode ocorrer. Intervenção médica imediata é essencial nesses casos.
Riscos do consumo em excesso:
O excesso deste mineral ocorre normalmente por meio da suplementação. Os sintomas de toxicidade aguda de cobre incluem dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.
Sinais mais graves de toxicidade aguda de cobre incluem danos severos no fígado, insuficiência renal e coma. O excesso deste mineral pode causar também a diminuição da absorção de vitamina C.