Doenças e Tratamentos

Cisto sebáceo: o que é, sintomas, causas e tratamentos

cisto sebáceo

O cisto sebáceo também conhecido como cisto epidérmico, é uma doença (caroço) que fica localizado abaixo da pele. Tem cheiro forte e pode ter vários tamanhos, mas a forma normalmente é arredondada. O conteúdo interno do caroço é chamado de sebum, que trata-se de um líquido branco com cheiro forte e o entorno da pele é gorduroso.

Cisto sebáceo: o que é, sintomas, causas e tratamentos
cisto sebáceo o que é, sintomas, causas e tratamentos

As regiões mais vulneráveis para o aparecimento do cisto sebáceo são o couro cabeludo, órgãos genitais e também orelhas. Mas isso não é uma regra. O caroço pode aparecer em qualquer parte do corpo, com exceção da palma das mãos e os pés. Não existem diagnostico dessa doença nessa região do corpo.

O que é cisto sebáceo?

Um cisto é uma massa móvel em forma de cúpula, que tem uma superfície lisa e que varia em tamanho desde alguns milímetros a vários centímetros. Este tipo de cistos aparecem principalmente na face, costas e parte superior do tórax.

Estes incluem:

  • Ter certas doenças genéticas raras
  • Estar na fase da puberdade
  • Ter uma história de acne
  • Ferir a pele

Causas:

Um cisto deste tipo pode formar-se quando a abertura de uma glândula sebácea fica bloqueada. A substância oleosa chamada sebo continua a ser produzida, mas não pode escapar para a superfície exterior da pele.

Pode permanecer pequeno por anos, mas pode continuar a crescer. Estes cistos são raros em crianças, mas comuns em adultos. O cisto sebáceo não é canceroso.

Sintomas do cisto sebáceo:

Cistos menores e localizados em partes internas do corpo podem não produzir sintomas. Entretanto, existem aqueles que podem ser sentidos, como o cisto epidérmico.

Nesses casos, podem ser reconhecidos como nódulos ou colisões, na maioria das vezes indolores.

Tratamentos:

O tratamento definitivo é cirúrgico com anestesia local para a retirada do cisto sebáceo e da cápsula e sutura com fio mononylon. A recidiva pode acontecer se a cápsula não for retirada por completo.

Se ocorrer inflamação e dor a drenagem é indicada. Quando apresentar infecção bacteriana a antibioticoterapia oral pode ser indicada.

A injeção de corticosteroide (cortisona) dentro do cisto pode diminuir o tamanho, prevenir a inflamação e dor.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.