Cisto pilonidal: como se forma, causas, sintomas e como tratar
O cisto pilonidal é um cisto doloroso que quase sempre é encontrado perto do côncavo, ou o topo das nádegas. É causado por pele que tem cabelos ou detritos presos dentro e leva a uma infecção.
A condição é muitas vezes muito dolorosa, e muitas vezes ocorre em pessoas que se sentam por longos períodos de tempo, ou pessoas que realizam atividades que recebem um atrito quando sentados como é o caso do ciclismo.
É importante entender como se forma, os sintomas e o que você pode fazer para tratá-lo. Além disso, se você reconhecer algum desses sintomas e está com muita dor, você deve marcar uma consulta com seu médico para que eles possam determinar se o cisto pilonidal precisa ou não ser tratado.
Causas do cisto pilonidal:
Os médicos têm três teorias sobre a formação:
- Um folículo capilar fica esticado ou irritado durante exercícios que exerce pressão, como o ciclismo.
- O cabelo solto pode ficar preso no vinco das nádegas e puxar a pele causando uma abertura que leva a uma infecção.
- Além disso, pode ser congênito ou presente no nascimento.
Sintomas do cisto pilonidal:
Caso seja infectado, você deve procurar alguns sintomas, como:
- Vermelhidão da pele;
- Pus, ou vazamento de sangue de uma abertura na pele;
- Um mau cheiro proveniente do pus;
- Dor.
Tratamentos:
Quando o cisto pilonidal é infectado ou torna-se um problema, o médico provavelmente precisará drenar. Além disso, pode ser feito no consultório, e provavelmente também será administrado antibióticos caso a infecção seja grave na pele.
Nos piores casos, você precisará de cirurgia para remoção. Além disso, pode ser feito como um procedimento ambulatorial, ou no hospital, e esse procedimento geralmente leva mais de um mês para ser curado.