Cistina: o que é, benefícios e malefícios
A cistina é um aminoácido que é encontrado em ovos, peixes, produtos lácteos, nozes e soja. Brócolis, pimentão amarelo e vermelho, alho e cebola também possui, porém em poucas quantidades.
Além disso, ela também melhora a saúde dos cabelos e da pele. Esse aminoácido ainda garante a síntese alfa-queratina em quantidades significativas para manter a saúde do corpo funcionando corretamente.
O que é cistina?
A cistina é um aminoácido não essencial (bloco de construção da proteína), o que significa que pode ser feita no corpo humano. Além disso, ela é um dos poucos aminoácidos que contém enxofre. O corpo também usa esse aminoácido para produzir taurina, outro aminoácido.
Além disso, ela também pode ser convertida em glicose e utilizada como fonte de energia. e fortalece o revestimento protetor do estômago e dos intestinos, o que pode ajudar a prevenir danos causados pela aspirina e medicamentos similares.
Benefícios da cistina para saúde:
1. Protege o organismo:
A ingestão regular de Cistina como uma vitamina alimentar, é uma fonte muito mais segura que a metionina. Isso porque ela mantém os níveis adequados de glutationa e assim ajuda a proteger o organismo e o corpo.
2. Melhorar a saúde do cabelo:
junto com as vitamina E, vitamina C e selênio, ajuda a prevenir doenças de pele, mantendo os genes de defesa ligados e impedindo a ação dos raios ultravioleta sobre o DNA, que pode acarretar em câncer de pele.
3. Combate à osteoporose:
Além disso, a cistina é um aminoácido que demonstrou ser útil no combate a osteoporose, principalmente em senhoras de idade avançada. No entanto, as pesquisas indicaram uma diminuição significativa da atividade de osteoclastos, as células essenciais para reabsorção de tecido ósseo.
4. Ganho de massa muscular:
A cistina é um dos blocos construtores de proteínas. Os músculos, são constituídos basicamente por fibras proteicas. Assim, o consumo adequado também pode auxiliar no ganho de força e massa muscular.
5. Possui ação antioxidante e desintoxicante:
Além disso, a ação antioxidante e desintoxicante da cistina, é de suma importância para combater toxinas e radicais livres em excesso do corpo. Além disso, o consumo regular desse aminoácido é essencial para saúde geral das células corporais.
Outros benefícios da cistina para saúde:
- Aumenta a imunidade;
- Combate inflamações;
- Fortalece os cabelos;
- Fortalece os ossos;
- Previne artrite.
Os sinais da deficiência de cistina são:
- Queda de cabelo;
- Unhas fracas;
- Estresse;
- Fadiga.