Cipó mil homens combate azia veja os benefícios da planta
O cipó mil homens é uma planta medicinal que é utilizada a muito tempo para tratar vários tipos de doenças inclusive a Diabetes. Nativa da América do sul, a planta é usada em diversos lugares do mundo para fins medicinais. Essa planta que cresce para cima e acaba por estar trepada em árvores.
O cipó mil homens é também muito comum na América Latina, países como Colômbia e Paraguai, possuem bastantes. A planta ganhou esse nome por que a algum tempo atrás o renomado sanitarista Carlos Chagas a utilizou para tratar milhares de operários ferroviários que estavam contaminados com a malária e desde então a planta ganhou esse apelido.
Mas dependendo da região a planta também pode ser reconhecida por outros nomes como Cassaú, Buta, Jarrinha, Papo de peru, Patinho, Arostolóquia, entre outros nomes que varia de acordo com a região. A maneira mais comum de ingestão é por um chá, porém é importante que o seu médico te autorize a tomar.
Obviamente, que as vezes dependendo do conhecimento e acesso a saúde, algumas pessoas podem utilizar de maneira errada. Isso é um risco e não é recomendado, porém o chá não tem nenhum grande malefício, se consumido corretamente.
Propriedades da cipó mil homens:
As principais propriedades advindas do consumo do chá de cipó de mil homens são: antissépticas, diuréticas, sedativas, digestivas, estomacais, antifebrífugas e analgésicas. Agora que já conhece as principais propriedades desta planta.
Benefícios da cipó mil homens:
O chá da planta cipó mil homens é indicado para tratar vários problemas. Confira algumas doenças que ela pode tratar:
- Diarreia;
- Picadas de cobras e insetos;
- Epilepsia;
- Pruridos;
- Cólicas menstruais e renais;
- Distúrbios cardíacos;
- Vermes;
- Azia;
- Má digestão;
- Depressão,
- Insônia e ansiedade;
- Distúrbios nos rins;
- Sífilis.
Além disso, o consumo auxilia no emagrecimento, já que as suas propriedades diuréticas aumentam a quantidade de líquidos eliminados, evitando a retenção e reduzindo o inchaço, além de promover o efeito detox no organismo, devido a eliminação de bactérias e toxinas.
Como usar:
Você poderá utilizar o cipó mil homens através da preparação de seu chá. Para o preparo do chá, leve ao fogo um litro de água com duas colheres de sopa da erva e deixe ferver por dez minutos. Após esse período, coe e beba o chá de cipó de mil homens, no máximo três vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições.
Outra maneira de usar é o chá com argila. De acordo com a medicina popular, a mistura também é capaz de complementar o tratamento de tumores, cistos, miomas e até câncer.
Assim, o seu uso no período de 15 a 25 dias pode eliminar o problema. Para preparar, basta misturar a infusão com algumas colheres de argila até que se forme uma pasta, que deve ser aplicada, externamente, no lugar da enfermidade, com uma espessura média de 0,5 a 1 centímetro.
Para o trato de diabetes, o chá com argila elimina tudo que possa estar obstruindo os dutos pancreáticos e impedindo o pâncreas de produzir insulina corretamente.
Contraindicações:
O cipó mil homens jamais pode ser usado durante a gravidez, pois tem efeito abortivo; É altamente tóxica, tanto que os índios costumavam usar o cipó mil homens para envenenar a ponta das flechas. Portanto, só use se for por indicação médica e não por mais de 30 dias
- Nas mulheres, aumenta o fluxo de sangue durante a menstruação;
- Os obesos não devem consumir a planta, já que ela abre bastante o apetite;
- Pessoas com problemas no fígado ou pressão alta devem evitar o consumo.