O cipó de são joão pode chegar até 4 metros de altura, geralmente ela é encontrada em diversos estados brasileiros próximas a cerca, barrancos e beiras de estrada, além disso, ela se adapta ao clima equatorial, tropical e subtropical.
Além disso, essa planta é muito conhecida em todo Brasil devido sua grande presença na ornamentação das festas de São João. A trepadeira também é conhecida popularmente como: Flor de São de João, Erva de São João, Cipó vermelho, Cipó bela flor, Cipó de lagartixa e Cipó de lagarto.
O que é cipó de são joão?
O cipó de são joão é uma planta trepadeira bastante conhecida na ornamentação junina nas festas populares brasileiras. Geralmente é encontrada em todo o país, por contar com uma bela aparência, com pequenas flores alongadas e alaranjadas que sobem pelos muros e cercas onde é cultivada.
Originária da América do Sul, a planta tem maior abundância nos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul, o que comprova que seu cultivo é realmente adaptável a qualquer clima.
Benefícios do cipó de são joão para saúde:
1. Trata problemas de ansiedade e depressão:
Muitos medicamentos fitoterápicos são feitos à base do cipó de São João, geralmente ele aparece na bula como erva de são joão. Algumas pesquisas demonstram que a planta é capaz de promover a melhora em pacientes com quadros de ansiedade e depressão leve e moderada em adultos e crianças.
Além disso, as propriedades calmantes dessa planta melhoram o humor e também tratam problemas de insônia.
2. Auxilia no tratamento de vitiligo:
Desde a antiguidade o cipó de São João era utilizado para tratar problemas de pele, queimaduras e hemorroidas. Além disso, os estudos recentes mostram que a planta pode ser muito eficaz para tratar o vitiligo, uma doença caracterizada por manchas no corpo.
O cipó demonstra melhoras na aparência das manchas no decorrer da utilização. A planta é apontada como um dos métodos naturais para tratar da doença com boas taxas de controle e satisfação.
3. Melhora o cansaço e a fraqueza:
Além disso, o cipó de são joão trabalha ativamente nas células do sistema nervoso e melhora muito a saúde emocional de quem as consome. Por isso, ela é tão benéfica contra a ansiedade, depressão, estresse, insônia e TOC.
A fadiga crônica inclui muito cansaço e fraqueza dando a sensação que o corpo não relaxa nunca, o portador desse problema tem noites mal dormidas e está sempre com a sensação de exaustão. O cipó também ajuda as pessoas com esses sintomas a dormir melhor e relaxar o corpo.
4. Auxilia na perda de peso:
Pessoas que possuem dificuldades de emagrecer devido a problemas de ansiedade podem contar com um aliado potente. O cipó controla de forma natural os sintomas da ansiedade e ajuda a diminuir o apetite.
5. Melhora a digestão:
Além disso, os poderes calmantes no cipó de são joão também ajudam no processo digestivo, isso porque os músculos presentes no estômago relaxam e facilitam o trabalho do órgão.
Outros benefícios do cipó de são joão para saúde:
- Diarreia;
- Vitiligo;
- Fraqueza;
- Leucodermis;
Como usar o cipó de são joão?
Além disso, a planta possui diversas formas de utilização. Confira:
Chá:
- Em primeiro lugar, ferva um litro da água e adicione 3 colheres de sopa do cipó de são joão.
- Em seguida, deixe levantar bem a fervura.
- Deixe abafado por 8 minutos, coe e beba 2 xícaras ao dia por 4 semanas.
Gotas da erva de são joão:
- Pegue 200 gramas das flores da planta e adicione com 1 litro de álcool de cereais.
- Feche bem o recipiente e enrole em um saco de lixo preto, deixe essa mistura em um lugar bem escuro por 28 dias.
- A posologia é ingerir 60 gotas duas vezes ao dia juntamente com um copo de água, até finalizar o conteúdo do recipiente.
- É possível encontrar cremes e géis no mercado para passar em ferimentos outros problemas de pele.
Além disso, também são comercializadas cápsulas ou comprimidos para tratar algumas doenças como a depressão. É importante lembrar que para fazer um tratamento seguro com o cipó é indicado procurar um médico homeopata para orientar nas dosagens corretas e no tempo de uso.
Malefícios do cipó de são joão:
No entanto, a planta possui inúmeras reações adversas, se apresentar alguns desses sintomas, abandone o uso imediatamente. Confira:
- Pele irritada;
- Dores de cabeça;
- Náuseas e tonturas;
- Dores de estômago;
- Olhos irritado;
- Boca seca;
- Formigamentos;
- Irritação na pele mediante exposição ao sol.
Quais são as contraindicações?
O uso da planta não pode ser feito por todas as pessoas. Além disso, mesmo que seja natural, o cipo de são joão possui comprovação científica de danos a saúde em alguns casos. Veja a seguir quem não pode usar:
- Mulheres grávidas (tem efeito abortivo ou má formação do feto);
- Lactantes;
- Mulheres que tratam a infertilidade;
- Portadores de esquizofrenia;
- Alérgicos aos componentes do cipó de são joão;
- Pacientes com Alzheimer;
- Portadores de câncer;
- Portadores do vírus do HIV.
No entanto, a Erva de São João é freqüentemente citada nas bulas de diversos remédios como um agente que promove a interação medicamentosa. Inclusive em praticamente todas as pílulas anticoncepcionais.Portanto, se você estiver fazendo algum tratamento contínuo ou usa métodos contraceptivos hormonais, leia a bula e fale com seu médico.
Além disso, não consuma o cipó de São João sem conhecer os riscos.