Cipó cabeludo combate gota: veja os benefícios da planta
O cipó cabeludo é super indicado para tratar diversos tipos de condição de saúde. Ela é uma planta da família das Polypodiaceae. Mais comum nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, é um arbusto pode chegar aos 4 m de altura que possui ramos com extremidade coberta de pelos de coloração castanha.
Suas folhas são opostas, denticuladas e possuem coloração verde-escura em sua face superior e verde-clara na parte inferior. Também conhecida como guaco-cabeludo, guaco-de-cabelos, cipó almecega, e cipó de cerca, suas partes utilizadas para o chá são as folhas. De nome científico Microgramma vacciniifolia, o cipó possui sabor amargo e seu cheiro é aromático.
O cipó cabeludo é uma planta arbustiva de pequeno porte, possui sabor amargo e cheiro aromático. A extremidade dos ramos mais novos se apresenta coberta de pelo que possui suma cor castanha clara. É muito abundante na mata sul e possui uma bela afloração melífera. Muito utilizada na medicina popular, principalmente como anti-inflamatório.
Propriedades do cipó cabeludo:
Dentre as propriedades, podemos destacar as seguintes:
- Béquica;
- Antidisentérica;
- Diurética;
- Antinefrítica;
- Anti-hipertensivo;
- Analgésico;
- Anti-inflamatória renal;
- Adstringente;
- Balsâmica;
- Antidiarreica;
- Antirreumática.
Benefícios do cipó cabeludo:
É indicado e pode auxiliar no tratamento das seguintes complicações de saúde:
- Nefrite;
- Bronquite;
- Cistite;
- Catarros crônicos;
- Varizes;
- Dilatação das veias;
- Artrite;
- Laringite;
- Coqueluche;
- Nevralgia;
- Gota;
- Frieira;
- Dor no corpo;
- Contusão;
- Uretrite;
- Rachaduras e coceiras na pele;
- Impede a eliminação da albumina;
- Reumatismo;
- Tratar vias urinárias;
- Pedra na vesícula.
Como usar o cipó cabeludo:
É muito utilizado no combate a bronquite, catarros crônicos, coqueluche, laringite, hemoptise, nefrite, uretrite, hematúria, frieiras, rachaduras, e coceiras na pele, escarros sanguíneos, gota, varizes, lesões cardíacas, dilatação das veias.
Essa planta pode ser encontrada em forma de cápsula, líquido e também é possível fazer o chá da mesma. Para fazer o chá é preciso colocar um litro de água para ferver, em seguida você deve colocar duas colheres dessa erva na água fervendo e aguardar por 5 minutos, após isso abafe o chá e deixe apurar por mais cinco minutos, em seguida beba. O ideal é que se beba de 2 a 3 xícaras por dia.
Contraindicações:
Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada. No entanto, indicamos que, sempre antes de consumir quaisquer medicamentos, sejam eles naturais ou industrializados, você consulte o seu médico. plantas e medicamentos podem atuar cortando ou intensificando outros medicamentos, ou prejudicando problemas pré-existentes.
É indicado, ainda, que pacientes que façam uso de anticoagulantes tenham monitoramento clínico constante, uma vez que a planta cipó-cabeludo tem efeito redutor sobre a viscosidade sanguínea. Além disso, pacientes que não desejem o efeito de diurese não devem consumir a planta.