Chá de virgaurea: Para que serve, benefícios, receita e efeitos colaterais
O chá de virgaurea possui todas as propriedades dessa planta que é rica em vários nutrientes, que ajuda a tratar diversas condições de saúde. Alem disso, a virgaurea, cujo nome científico é Solidago virgaurea L., também é chamada de vara-de-ouro. Em outros idiomas, a planta é conhecida por goldrute (alemão), golden rod (inglês), verga d’oro (italiano) e verge d’or, solidago (francês). Ela é natural da Europa, África, Ásia e América do Norte. Sua floração acontece entre julho e outubro.
A vara de ouro é composta por flavonoides, saponinas, quercetina, óleo de cânfora e glicosídeos fenólicos. As partes utilizadas para fazer o chá de virgaurea são o caule, folhas e flores.
Benefícios do Chá de Virgaurea Para Saúde:
Essas substâncias são consideradas diuréticas e que combatem inflamações na bexiga, pedras nos rins, fungos e espasmos. Seu uso também é indicado para pessoas com Candida, que é um fungo que pode surgir na vagina ou na boca.
Algumas indicações dão parte que ela atua também nos cabelos frágeis e possui poder adstringente e estimulante. Além disso, as pessoas que têm muitas aftas também fazem uso externo da vara-de-ouro. As flores da virgaurea ou vara-de-ouro não têm um sabor forte, tampouco atuam com rispidez no organismo. Além disso, por isso mesmo, o seu chá ou extrato é indicado até mesmo para uso infantil.
Receita do chá de virgaurea:
Em casos como de diarreia, o ideal é pegar 10g da flor e ferver em meio litro de água. Depois disso, espere seis horas para poder tomar, depois do coado. Além disso, o chá de virgaurea pode ser tomado até três xícaras por dia.
Já se o seu problema é ácido úrico, faça uma ou duas colheres (de sopa) das flores da planta em um quarto de água. Além disso, você deve deixar a mistura ferver e só tomar após o chá ficar bem apurado depois de alguns minutos. A posologia indicada é de que não ultrapasse três xícaras por dia.
Efeitos colaterais:
Vale lembrar que gestantes, lactantes, idosos com saúde fragilizada e crianças até os seis anos precisam passar em um médico. Além disso, para receberem a liberação para o consumo do chá de virgaurea.