Chá de urucum: Para que serve, benefícios e receitas
O chá de urucum possui muitas propriedades benéficas, e é considerado um dos remédios naturais mais usados para tratar varias doenças. Alem disso, originário da América do Sul, da América Central e do Caribe, o urucum é um arbusto que pode alcançar até seis metros de altura.
Com suas flores coloridas, ele é considerado uma planta ornamental, ao mesmo tempo em que é extraído um corante natural de suas sementes. Além disso, chamado de bixina, que é utilizado na produção de cosméticos, bronzeadores, tecidos e alimentos.
Fonte de carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B2 e vitamina C. Além disso, o urucum possui sementes que apresentam propriedades diuréticas e antibacterianas.
Benefícios do chá de urucum para saúde:
Agora que já analisamos se o chá de urucum emagrece, que tal conhecermos os outros benefícios aos quais a planta está associada? Confira na lista a seguir:
1. Controle dos níveis de colesterol:
Diminuição das taxas de LDL o colesterol ruim e crescimento dos níveis de HDL o colesterol bom. Além disso, combate os radicais livres, causadores de doenças como câncer e do envelhecimento precoce, protegendo as membranas celulares da ação dessas substâncias maléficas;
2. Tratamento de problemas na pele:
A mistura das sementes de urucum com óleo de coco ou azeite de oliva é utilizada para fazer um medicamento caseiro que é aplicado para ajudar a sarar problemas como picadas de inseto, feridas e queimaduras. Essa mistura bloqueia a formação de cicatrizes;
3. Combate os vermes:
O chá preparado a partir das sementes de urucum é administrado em crianças como forma de matar vermes;
4. Melhorar libido:
A mistura do urucum com álcool em uma tintura pode ser utilizada para ajudar a tratar doenças venéreas, melhorar a libido sexual, controlar os sintomas da menopausa e amenizar problemas como inchaço, suores noturnos e dores;
Receita do chá de urucum:
O chá de urucum possui propriedades expectorantes, limpa o muco acumulado e combate males como a asma, tosse e bronquite. Além disso, este chá regula os níveis de colesterol, trata hepatite, disenteria, febre, malária, edema, e reduz a pressão sanguínea.
No uso externo, pode ser utilizado nos casos de queimaduras, evitando a formação de bolhas. Além disso, para tratar quaisquer condições, basta seguir os procedimentos a seguir:
Ingredientes:
- 10 folhas de urucum;
- 1 litro de água;
Modo de Preparo:
- Coloque para ferver as 10 folhas da planta em 1 litro de água, por exatos 10 minutos;
- Divida o líquido em 3 partes, para serem consumidos pela manhã, à tarde à noite;
- Para tratar algum problema externo, faça a mesma receita e aplique topicamente, várias vezes ao dia;
- Além disso, para tratar hemorroidas, ferva 1 vagem seca em 1 xícara de água;
- A indicação de consumo da bebida é de pelo menos 3 vezes na semana, até quando for necessário;