Chá de tinge ovos o que é, benefícios e como usar de forma eficaz, pois, todas as propriedades dessa planta são muitas. Alem disso, dependendo do nome de algumas plantas, muitas parecem que se relacionam a qualquer outra coisa, menos com a medicina natural. Esse é o caso da tinge ovos. Trata-se de uma espécie pertencente à família das Phytolaccaceae.
Seu uso está ligado a resolução de alguns problemas de saúde, sobretudo quando são utilizados seus frutos, raízes e folhas.
A tinge ovos é uma planta herbácea de porte médio, chegando a atingir até dois metros de altura. Ela possui caule em formato cilíndrico, lenhoso na base e carnoso no topo.
Suas folhas possuem formato ovalado, estando dispostas de forma alternada, na cor verde. Já em relação as flores, elas possuem cinco pétalas e podem ser encontradas em três cores principais: branca, rosa e lilás.
Benefícios do chá de tinge ovos:
Como foi dito no início do texto, a planta possui propriedades medicinais, sendo aplicada na resolução de alguns casos de saúde. Entre os efeitos que estão associados a tinge ovos podem ser destacados o anti-inflamatório, analgésico tópico, purgativo, vomitivo, antirreumático, antiescorbútico, depurativo, drásticos, antissifilíticos, diurético, vulnerário e moluscicido.
Como usar chá de tinge ovos:
Para fazer uso de alguns dos benefícios contidos na planta, você pode preparar o chá. No entanto, preste atenção a indicação das partes que vão ser utilizadas.
Como parte da planta é considerada tóxica, para o preparo dos chás, você pode utilizar as folhas e brotos jovens. Então, separe um pequeno punhado desse material e 200 ml de água filtrada.
Coloque a água para ferver em uma vasilha com tampa. Assim que aparecer os primeiros sinais de ebulição, acrescente as partes da planta e desligue o fogo.
Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Logo em seguida, basta peneirar e ingerir o chá. A ingestão diária recomendada não deve ultrapassar as duas xícaras. Como sugerido anteriormente, procure o médico para certificar o uso desse tratamento.
Efeitos colaterais do chá de tinge ovos:
Uma dica que deve ser sempre levada em consideração quanto a inserção dessa ou de qualquer outra espécie no tratamento alternativo, vem a partir da indicação ou orientação médico.
Esse cuidado acaba resguardando o paciente sobre alguns problemas relacionados a própria saúde, já que alguns deles podem ser sensíveis a algumas das substâncias da planta ou podem desenvolver alergia.
A dosagem também é um fator de risco, já que o excesso pode estar relacionado a uma série de problemas, desde a não resolução do caso de saúde em questão, até o desencadeamento de outro problema mais sério.
As folhas, sementes e raízes são tóxicas. Os frutos contém toxidade. Em doses elevadas, eles podem provocar vômitos, narcotiza, convulsão, espasmos e, dependendo do caso, leva até a morte do paciente.