Chá de Sempre Noiva: Para que serve, benefícios, receitas e efeitos colaterais
Chá de sempre noiva é feito a partir da planta medicinal também conhecida como centonódia, erva-da-ferradeira, erva-da-muda, erva-da-saúde, erva-das-galinhas, erva-dos-pássaros, erva-dos-porcos, erva-nó, grama-de-capacho, grama-de-nó, língua-de-perdiz, nó-de-grama, persicária-sempre-noiva, sanguinária, sanguinha, sempre-noiva-dos-modernos, knotgrass, knotweed (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Polygonaceae.
Benefícios da Sempre Noiva Para Saúde
A Polygonum aviculare é conhecida por suas propriedades analgésicas, adstringentes, anti-diarreicas, antipiréticas, coagulantes, curativas, diurética, expectorantes, hemostática, tônicas, vasoconstritoras e vermífugas.
É usado especialmente indicado em casos de bronquite, catarro diabetes, diarreia, gota, prisão de ventre, reumatismo e sudorese noturna.
O uso também é comum para o tratamento de bronquites, disenteria, distúrbios no pulmão, icterícia, pedras nos rins e vesícula e como regulador do fluxo menstrual.
Chá de sempre noiva:
O chá das folhas da centonódia é rico em propriedades medicinais. Para alcançar os efeitos desejados é necessário que o chá seja consumido cerca de 3 vezes ao dia.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas da planta sempre noiva;
- 200 ml de água filtrada;
Modo de Preparo:
- Coloque água no fogo e espere ferver;
- Quando a água atingir este ponto jogue as folhas;
- Desligue o fogo;
- Tampe a panela e aguarde cerca de 10 minutos;
- Coe e o chá estará pronto;
Além do chá, a planta também pode ser usada no preparo de banhos. Eles possuem efeitos agregados a cicatrização.
Para isso, a proporção indicada para o preparo é de 30 gramas da planta para cada litro de água. Dessa forma, basta pegar a planta verde, macerada e colocá-la sobre as feridas.
Efeitos colaterais:
O uso é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Pode causar fotossensibilidade em pessoas mais sensíveis.