O chá de sálvia é um alimento muito importante, pois a é uma planta rica em vários nutrientes, e é carregado com esses benefícios, então uma ótima forma de absorver todos os seus nutrientes é consumir o chá de sálvia.
A sálvia é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo na medicina natural, pois possui benefícios de todos os tipos e nenhuma contra indicação. Seu nome científico é Sálvia officinalis, mas é conhecida também como salva ou salva-das-boticas.
Planta pequena, mas potente, seu tamanho chega a, no máximo, meio metro de altura. Como características, possui muitos ramos e suas folhas possuem uma tonalidade azulada.
O consumo frequente do chá de sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, contém hemorragias menstruais, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa.
Já para curar feridas ou úlceras, faça compressas com o chá e passe no local desejado. Este procedimento também é válido para auxiliar nas dores de cabeça mais fortes, como a enxaqueca.
Mas sálvia também serve como um calmante natural. Sua infusão acalma o sistema nervoso e controla a ansiedade, proporcionando uma noite de sono calma e sem interrupções.
O que é a sálvia:
A verdade é que a sálvia é uma das grandes descobertas da medicina caseira. Pode ser usada como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, como ansiolítico natural, como calmante, diurético, expectorante, ou estimulante.
O chá de sálvia ajuda no combate às doenças é muito eficiente, considerando as inúmeras condições de saúde abrangidas para o tratamento com esta erva.
Promove uma verdadeira limpeza nas vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolvem os resíduos que provocam o ácido úrico, combate cálculo renal e reumatismo.
Também é ainda indicado para curar hemorragias menstruais, para fortalecer o sistema nervoso, para aperfeiçoar os sentidos e melhorar a memória.
Benefícios do Chá de Sálvia Para Saúde:
1. Desintoxica o sangue:
O chá de sálvia é conhecido para ajudar a limpar o sangue e aumentar a circulação sanguínea. Com estas funções, as toxinas no corpo serão removidas.
2. Atua como relaxante:
O chá de Ssálvia é conhecido como um bom relaxante. Desempenha um papel no tratamento de nervosismo e tonturas. Na verdade, ele tem um efeito calmante para fazer você relaxar durante todo o dia enquanto consome uma xícara de chá.
3. Reduz cólicas menstruais:
O chá de sálvia funciona é balanceando hormônios com seu efeito estrogênico. Então, é útil para mulheres que regularmente sofrem de cólicas menstruais, dores de ovulação e precisam regular períodos retardados ou insuficientes.
4. Alivia dores de cabeça:
As propriedades relaxantes e anti-inflamatórias do chá de sálvia alivia dores de cabeça geralmente provocadas por tensão, sendo que esse efeito analgésico estende-se até mesmo no caso de dores mais severas, como as da enxaqueca.
5. Ajuda no tratamento da asma:
O chá é benéfico para o tratamento da asma, pois alivia espasmos nas vias respiratórias. Nas vias aéreas de asma, os tubos através dos quais o ar é levado para dentro e para fora dos pulmões ficam inflamados.
6. Atua no tratamento de alzheimer:
O chá de sálvia ajuda no tratamento da doença de Alzheimer devido à sua capacidade de melhorar a memória. pode ajudar também a prevenir, doenças crônicas.
7. Diminui o colesterol:
Os fito nutrientes presentes no chá de sálvia ajudam na diminuição do LDL, o perigoso colesterol ruim, responsável por aumentar os riscos de AVC e infartos. Contribui também para aumentar o nível de colesterol bom (HDL), aquele necessário ao corpo.
Como Fazer Chá de Sálvia:
As partes utilizadas da sálvia são suas folhas, flores e óleo essencial para fazer chás, extratos, tinturas ou usar em temperos. Além disso também pode ser usado para fazer enxugante, que pode ser preparado da seguinte forma:
- Separe 5 folhas de sálvia fresca ou 2 colheres (sobremesa) de folha seca;
- Coloque 200 ml de água filtrada para ferver;
- Adicione as folhas e tampe o recipiente por 10 minutos;
- Logo que a cor do líquido mudar, coe, adoce a gosto, se preferir, e beba.
A recomendação tradicional é consumir o chá de sálvia duas vezes por dia. No caso de pessoas que desejam combater a diabetes, basta deixar a receita sem açúcar e consumir o chá três vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar.
Para aliviar as ondas de calor típicas da menopausa, a sálvia deve ser ingerida diariamente durante o período de 6 a 12 semanas. Desta forma, o desconforto pode se tornar menos frequente.
Para inflamações na boca é feito colocando 2 colheres (chá) de folhas de sálvia em 250 ml de água fervente. Espere o líquido repousar por 10 minutos; coe e faça gargarejos.
Há relatos de uso de 2 xícaras do chá de sálvia em goles espaçados ao longo do dia para casos de: tremor dos membros, convulsões e doenças das glândulas e da medula.
Efeitos Colaterais:
O chá de sálvia é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas com distúrbios nos rins e mulheres no período menstrual. Os efeitos adversos da planta incluem irritação na pele e aumento da pressão sanguínea.