Chá de Salsa: benefícios, como preparar e contraindicação
O chá de salsa possuem muitos nutrientes e benefícios que são essenciais para a saúde do corpo em geral, alem do mais a salsa ou salsinha é conhecida em todo o território nacional como um dos mais populares temperos. Responsável por dar mais sabor aos alimentos, ela costuma ser incluída no preparo de feijão, arroz, saladas e acompanhamentos, o que aumenta sua popularidade, já que não possui efeitos colaterais e cai bem em praticamente qualquer prato.
O que nem todo mundo sabe é que, além de ser consumida como tempero, dela também pode ser feito um chá com grandes propriedades medicinais importantes para a saúde.
Benefícios do Chá de Salsa Para Saúde:
O chá de salsa funciona como um diurético, melhorando o funcionamento dos rins e do fígado, órgãos responsáveis por promover uma faxina no organismo e eliminar as toxinas que se acumulam ao longo do tempo. Essa limpeza facilita e potencializa a digestão, além de eliminar a gordura do corpo e, por tanto, reduzir medidas. Confira alguns Benefícios o Chá de Salsa Para Saúde:
- Diurética, ajuda a eliminar a retenção de líquidos (edema) no organismo;
- Propriedades antiinflamatórias;
- Controlar o açúcar no sangue;
- Impede a formação de coágulos, evitando derrames;
- Atua no combate a anemia;
- Reduz a pressão arterial;
- Ajuda na digestão dos alimentos, eliminando distúrbios alimentares;
- Alivia constipação instestinal e flatulência;
- Auxilia nos processos de inflamações hepáticas;
- Auxilia nos processos de inflamações de trato urinário;
- Alivia asma;
- Ajuda a expelir pedras renais (nefrolitíase);
- Combate icterícia;
Para utilizar na cozinha, deve-se escolher a salsa fresca com folhas bem verdes e firmes ou a salsa desidratada pura, de preferência orgânica, pois assim ela terá mais benefícios.
Como Preparar o Chá de Salsa:
Confira o modo correto de preparar o chá de salsa e como e quando tomar
INGREDIENTES:
- Salsa;
- Mel.
MODO DE PREPARO:
Separe um maço de salsa (ex: 5 ramos) e lave bem. Deixe-os bem picados. Leve duas colheres de salsa em uma panela com 500 ml de água filtrada e deixe ferver por cerca de 5 minutos com a tampa fechada. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos. Sirva o chá natural ou adoçado com mel. Beba duas vezes por dia. Se quiser, pode adicionar gotas de limão para realçar o sabor.
Contraindicações do Chá de Salsa:
Embora as propriedades da salsa sejam indiscutíveis, alguns casos adversos ao seu consumo poderão ocorrer, como por exemplo:
- Ela pode estimular a menstruação, portanto, deve ser evitada por mulheres que já apresentam ciclos intensos, como também nos quadros hemorrágicos;
- O excesso de chá de salsa poderá baixar demasiadamente a pressão arterial;
- Alergias; Os diabéticos devem ter cautela, a salsinha diminui os índices de glicose, o que poderá provocar uma hipoglicemia;
- Mulheres grávidas devem evitá-la porque pode provocar sangramentos;
- Doentes renais crônicos, consultem seu médico;
O excesso de salsa pode ser abortivo;
Em alguns casos, o consumo de salsa poderá diminuir os níveis de glicose no sangue, interferindo no controle do açúcar, por esse motivo, pare de consumir sucos e chás de salsa, pelo menos, nas duas semanas que antecedem uma cirurgia programada.