O chá de sacaca e feito a partir da planta da família das Euphorbiaceae, também conhecida como caá-juçara, cajuçara, cajussara, casca-sacaca, marassacaca, muirasacaca, muirá-sacaca, sacaca (inglês, espanhol, francês).
Conhecida como uma planta de pequeno porte que pode ser usada como ingrediente para resolver alguns problemas de saúde, a sacaca é uma planta que pertence à família das Euphorbiaceae. Porém, antes de empregá-la no processo de tratamento e cura de qualquer doença, o médico deve ser consultado.
Dependendo do local onde é encontrada, essa espécie pode ser conhecida por vários outros nomes.
Entre os principais, destaque para caá-juçara, cajuçara, cajussara, casca-sacaca, marassacaca, muirasacaca e muirá-sacaca. Na medicina natural, as partes da planta utilizadas são: folhas, casca, raiz.
Benefícios do Sacaca Para Saúde:
A sacaca é uma planta que possui propriedades medicinais como:
- Anti-inflamatória;
- Antilítica;
- Antitumoral;
- Antiulcerogênica;
- Emagrecedora;
- Estomáquica;
- hipoglicêmica.
Por isso ela pode ser usada como ingrediente no combate a uma série de doenças relacionadas a saúde humana.
Ela é ideal para combater a anemia e regular o colesterol. A sacaca também atua contra a diabete, diarreia, dor estomacal, emagrecimento, problemas no fígado e rins, icterícia, malária e vesícula. Sua eficácia é comprovada por meio de estudos e pesquisas realizadas por faculdades e órgãos ligadas à saúde.
Chá de Sacaca:
Quando consumida na forma de chá, a sacaca pode auxiliar no tratamento de diarreia, dor de estômago, rins e inflamações da vesícula biliar.
Para isso, você vai precisar de 200 ml de água filtrada e duas colheres (de sopa) de qualquer parte da planta (raiz, cascas ou folha).
O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que começar a apresentar os sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente a parte da planta escolhida para o preparo.
Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para retirar a erva, restando apenas o líquido do chá de sacaca.
Efeitos Colaterais:
Se consumida em excesso (chás ou cápsulas), pode provocar intoxicação e sérios danos ao fígado, provocando hepatite aguda e até a morte.