Chá de Psilium: Para que serve, benefícios, receitas e contraindicação
O chá de psilium possui muitas propriedades benéficas que podem ser usadas pra muitas condições. Além disso, de origem indiana, a psilium é usada na medicina alternativa para tratar de forma natural diversos problemas, principalmente aqueles relacionados à digestão.
O nome da planta, que também pode ser escrita como ” psyllium”, deriva da palavra grega “psylla” que significa “pulga”. A erva recebeu esse nome devido a semelhança que os frutos dela têm com o inseto.
Benefícios do Chá de Psilium Para Saúde:
Pesquisas mostraram que a fibra de psyllium pode ajudar na regulação do açúcar no sangue. Muitas dietas populares dizem que níveis de açúcar no sangue mais regulares ao longo do dia podem ajudar a promover a perda de peso. Grandes flutuações nos níveis de açúcar no sangue
Tomar fibra de psyllium emagrece, mas não exagere. Aumentar a ingestão de fibras lentamente pode evitar efeitos colaterais como gases e inchaço. Tente chegar pelo menos às diretrizes recomendadas, que aconselham que homens acima de 50 anos precisam de pelo menos 30 gramas de fibras por dia.
Receita de chá de psilium:
Os especialistas indicam o consumo de uma colher (de chá) da planta com água ou suco somente uma vez por dia. Outra forma de utilizar a psilium é colocá-la por cima de frutas ou saladas, como se fosse uma espécie de calda ou misturar nos demais alimentos.
Consumir a erva em jejum também é uma forma de controlar as taxas de colesterol, pois ela contém algumas fibras solúveis, que incluem as da aveia e cevada.
Contraindicação:
O ideal é consumir a psilium caso ela tenha sido indicada por um especialista. Pessoas que sofrem de doenças inflamatórias no sistema gastrointestinal, obstrução intestinal ou úlceras devem evitar o consumo da erva.