Chá de picão da praia: Para que serve, benefícios, receita e efeitos colaterais
O chá de picão da praia é uma bebida clássica do café da manhã que desperta seus sentidos e energiza. Além disso, recomendamos beber com a adição de leite para revelar totalmente o aroma forte. O sabor rico e o aroma sedutor ajudarão você a se preparar para o dia difícil e a estar pronto para qualquer uma de suas provas.
Benefícios do Chá de Picão da Praia Para Saúde:
1. Ação antioxidante:
Além disso, o picão também possui propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos e bebidas com ação antioxidante é importante para combater os radicais livres encontrados no organismo.
2. Combate inchaço:
No entanto, a planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como acabamos de ver no tópico anterior. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina.
3. Auxílio ao tratamento da icterícia:
A erva que dá origem ao chá é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil como um medicamento natural que pode integrar o tratamento da icterícia.
A condição é causada pelo aumento de bilirrubina (pigmento amarelo encontrado no sangue e nas fezes, que é produzida quando os glóbulos vermelhos são desintegrados) no organismo e é caracterizada pelo surgimento de uma coloração amarela na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos.
Receita de chá de picão da praia:
Ingredientes:
– 3 colheres de sopa da erva Picão da Praia;
– 1 litro de água;
Modo de Preparo:
- Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
- Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura;
- Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
- Após, basta coar e consumir. A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.
Quais são os efeitos colaterais?
A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas e pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína, já que apresenta uma pequena quantidade da substância.
Crianças e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês não devem fazer uso do picão sem consultar o médico. Além disso, antes de usar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer doença, também vale a pena conversar com o médico para saber se ela é realmente indicada para o caso.
É importante ter em mente que a erva não pode substituir nenhum tratamento. No entanto, o profissional também deve ser consultado caso esteja sendo feito uso de algum tipo de medicamento. Isso é necessário para verificar se não existem riscos de interação entre o remédio e a planta medicinal.