Chá de Passiflora: O que é, benefícios, como preparar e contraindicação
O chá de passiflora é uma calmante e relaxante do maracujá, ele também pode ajudar com ajudar com insônia, ansiedade, estresse, depressão, dores e muito mais. Além disso, a passiflora é um tipo de videira com flores que possui 500 espécies conhecidas da planta.
No entanto, a passiflora funciona aumentando o ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. GABA é um aminoácido de ocorrência natural que reduz a atividade no sistema nervoso central. Isso resulta em relaxamento, humor aprimorado, melhor sono e alívio da dor.
O que é chá de passiflora?
O chá de passiflora é feito a partir da passiflora ou seja, da flor de maracujá. E é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela, e pode ser tomado a qualquer hora do dia.
Além de ser usado como auxiliar nos tratamentos contra insônia e ansiedade. Além disso, este chá é tão potente que seu uso atualmente anda sendo combinado com outros procedimentos para acabar com o vício das drogas e do alcoolismo.
Benefícios do Chá de Passiflora Para Saúde:
1. Possui ação calmante:
O chá de passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.
2. Previne a depressão:
Além disso, este chá ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona e seus componentes químicos primários, alcaloides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.
3. Melhora a concentração:
No entanto ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar maior estado de concentração.
4. Contra infecções:
O chá de passiflora possui ação antibactericida, por isso ela é uma aliada
5. Contra a doença de parkinson:
Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina, possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos.
6. Controla a pressão arterial:
As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Além disso, acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
Outros benefícios:
- Antidepressivo;
- Antiespasmódica;
- Analgésica;
- Calmante;
- Hipotensora;
- Relaxante;
- Sedativa.
Como preparar chá de passiflora?
Além disso, o chá ajuda a relaxar, a ter uma noite de sono mais tranquila, com descanso do corpo como ele deve ser. Principalmente se você tomar um banho quente depois de ingerir o calmante natural. Isso potencializa o efeito da bebida.
Ingredientes:
– 2 colheres (chá) de passiflora;
– 1 xícara de água fervente;
Modo de preparo:
- Coloque a passiflora na água fervente e deixe a mistura repousar por 10 minutos.
- Coe e beba o chá de passiflora até 3 vezes por dia, sendo a última vez, de preferência, 2 horas antes de dormir.
Contraindicações e efeitos colaterais:
A principal consequência do chá de passiflora é o aumento considerável da sonolência. Mas ela também pode provocar distúrbios na visão. No entanto, ela é contraindicada para pessoas com hipotensão arterial (pressão baixa).
Compostos feitos com chá, em geral, podem ser usados por gestantes, crianças e idosos, sempre sob orientação de um médico. Porém, indivíduos que já tomam calmantes e sedativos devem evitar, pois a ação dos medicamentos é intensificada e o ritmo cardíaco pode cair.