Chá de Noz-Moscada: Benefícios, receitas e contraindicação
O chá de noz-moscada é um pouco diferente, pois embora existam alguns benefícios úteis para a saúde, também existem alguns efeitos colaterais sérios. Além disso, A noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma árvore que pode chegar alcançar 20 metros de altura, nativa da região da Indonésia e que é cultivada em região de clima tropical e úmido do mundo inteiro.
Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz-moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos, sendo bastante utilizada no preparo de diversas receitas culinárias. Além disso, esta semente também é usada medicinalmente e traz muitos benefícios para a nossa saúde, na forma de chá.
Quais os Benefícios do Chá de Noz-Moscada?
O chá de noz-moscada pode contribuir com o emagrecimento ao melhorar a digestão e eliminar impurezas do organismo.Confira Os Benefícios do Chá de Noz-Moscada:
- Mostrou atividade antioxidante, reduzindo a formação de novos vasos sanguíneos e inibindo o crescimento de células cancerígenas;
- É fonte de minerais como o manganês e o cobre, que são usados pelo organismo como cofatores das atividades de enzimas antioxidantes;
- Possui propriedades antibacterianas, agindo sobre a proliferação e produção de toxinas de determinadas bactérias. Por isto, a noz-moscada também é utilizada pela indústria na produção de sabonetes, pastas de dente e cosméticos.
- Auxilia nos casos de asma;
- Alivia as cólicas de intestino e estômago;
- Previne a formação de gases estomacais;
- Fortalece o estômago prevenindo mal-estar.
Como preparar o chá de noz-moscada?
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá, basta seguir a seguinte receita:
INGREDIENTES:
- ½ noz-moscada;
- 1 litro de água;
- Mel para adoçar.
MODO DE PREPARO:
- Para aproveitar melhor todas as propriedades da noz-moscada, o indicado é ralá-la antes de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a semente ralada. Deixe a mistura descansar por 3 minutos. Após este tempo, coe o chá, utilizando uma peneira bem fina.
- A posologia é de 1 xícara deste chá pela manhã ou antes de dormir, nos casos de insônia.
Contraindicações:
O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes e nem por crianças menores de 2 anos de idade. Em grandes quantidades, o consumo desta especiaria pode ocasionar efeitos adversos à saúde, incluindo intoxicação e alucinações.
O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas. O consumo excessivo pode incluir outros sintomas como náusea, tontura, palpitações, sudorese e, em casos graves, até o coma.
As preparações culinárias que incluem a noz-moscada dificilmente atinge o limite máximo recomendado, que é de até 2 colheres de chá para um indivíduo adulto, mas também depende do peso, idade e susceptibilidade individual.