Benefícios do Chás

Chá de mastruço: Para que serve, benefícios, receita e contraindicação

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 16/08/2023)
chá de mastruço

O chá de mastruço é feito de uma planta que de forma natural pode tratar varias doenças, é originária da América do Sul, a Dysphania ambrosioides, planta da família das Brassicaceae, é popularmente chamada de mastruço. Apesar desta nomenclatura, também é conhecida como mentruz, mastruz miúdo, erva de santa maria e mastruz dos índios.

Apesar de ser encontrada no Brasil todo, a planta é ainda pouco popular entre os usos medicinais alternativos. Mesmo assim, guarda em si diversos ativos capazes de melhorar vários tipos de doença no organismo.

Benefícios do Chá de Mastruço Para Saúde:

Para aproveitar as propriedades medicinais citadas anteriormente, é necessário preparar um chá de mastruço. Através da infusão é possível ter uma bebida capaz de agir contra problemas das vias respiratórias, nos processos digestivos e nas funções hepáticas.

Propriedades medicinais do mastruço:

  • Antibiótica;
  • Antisséptica;
  • Colerética;
  • Depurativa;
  • Digestiva;
  • Expectorante;
  • Tônico pulmonar;

Receita do chá de mastruço:

Prepare um chá com uma colher (de chá) das folhas, flores e sementes da erva e uma xícara de água fervente. Além disso, deixe o recipiente tampado durante 10 minutos e, após o tempo determinado, coe e acrescente açúcar, mel ou adoçante.

Este tratamento deve ser feito duas vezes por dia, entre as principais refeições. Dê continuidade ao processo até conseguir uma melhoria no quadro clínico. Caso haja melhora, o médico deverá ser consultado.

Contraindicações:

Apesar de ser um remédio natural, o uso do mastruço deve ser evitado quando a mulher está grávida ou em período de amamentação. Além disso, crianças menores de dois ano devem evitar o consumo dessa bebida.

É necessário ainda ter cuidado com o excesso do chá desta erva, tendo em vista que ele pode ser extremamente tóxico para o organismo. Além disso, em pacientes mais sensíveis, doses normais podem causar náuseas, vômitos e transtornos visuais, hepáticos, respiratórios e cardíacos.

Sair da versão mobile