Chá de Marcela do Campo: Benefícios, como usar, receita e contraindicação
O chá de marcela do campo é uma bebida com sabor único e medicinal muito popular pois trazem muitos benefícios comprovados para cuidar da saúde. Além disso, Chá de Marcela do campo possui propriedades valiosas para saúde. Além de tudo, Popularmente conhecida como Erva-dos-soldados, Camomila nacional, Milefólio, Marcela do campo e Milfolhada, a marcela é amplamente utilizada na medicina natural como calmante caseiro.
Como características de estrutura, esta planta da família das asteraceae tem formato de arbusto e dela surgem pequenas flores amareladas, surgindo uma vez ao ano, geralmente em locais quentes, e chegando a atingir até 50 cm de altura.
As folhas do chá de marcela do campo são alongadas e, assim como suas flores, também possuem cor amarelada. Esta planta, que é originária da América do Sul, pode ser encontrada comumente em beiras de estrada, pastagens ou terrenos baldios devido à sua condição de planta naturalmente invasora.
Benefícios do Chá de Marcela do Campo:
Para quem precisar diminuir a retenção de líquidos, o chá de marcela do campo é uma boa opção de bebida diurética natural. Além disso, a marcela do campo age sobre as bactérias da úlcera e o óleo essencial liberado pelas folhas ajuda a lubrificar a ferida para aliviar a dor.
- Alivio do estresse e da ansiedade;
- Reduz a queda dos fios de cabelo;
- Reduz as cólicas intestinais;
- Regula a menstruação;
- Combate a diarreia, disenteria;
- Combate a azia e dores de estomago;
- Controla as contrações musculares bruscas;
- Melhora a digestão;
- Combate as disfunções e perturbações gástricas;
- Ajuda no tratamento de epilepsia, cefalalgia, reumatismo e impotência;
- Reduz a retenção líquida.
Usos:
Para cada xícara de água, misture 10g de flores secas e ferva. Beba o chá de 3 a 4 vezes por dia.
Graças à ação dos flavonoides, presentes em grandes quantidades nessa planta marcela do campo, combinado ao efeito de ésteres (álcool) e saponinas, a marcela do campo tem efeito antiviral, antiespasmódico, antisséptico, anti-inflamatório, calmante, tônico, adstringente, entre outros.
Para quem precisar diminuir a retenção de líquidos, o chá feito com as flores dessa planta é uma boa opção de bebida diurética natural. Além disso, a planta age sobre as bactérias da úlcera e o óleo essencial liberado pelas folhas ajuda a lubrificar a ferida para aliviar a dor.
Como Preparar o chá de marcela do campo:
Para cada xícara de água, misture 10g de flores secas e ferva. Beba o chá de 3 a 4 vezes por dia.
Contraindicações:
Pessoas que estejam em tratamento de quimioterapia não devem fazer o uso dessa planta jamais, assim como as alérgicas a algum de seus componentes. Por ter efeito hipoglicemiante, diabéticos devem ter cuidado redobrado e sempre serem monitorados caso tomem esse chá.
Pacientes sob efeito de sedativos, analgésicos e barbitúricos também devem ter muita atenção com o uso dessa bebida. Por via das dúvidas, consulte um médico para saber se o chá de marcela do campo é mesmo útil para seu caso.