As propriedades do chá de labaça ajuda tratar varias doenças ele é mais comum na região sul do país, a labaça é uma planta que pertence à família das Poligonáceas. Assim como acontece com tantos outros exemplares da flora mundial, essa planta também possui propriedades curativas, extraídas a partir do uso das raízes e das folhas.
Porém, antes de incluí-la no tratamento é bom que o médico seja consultado. Dependendo do local onde é encontrada, a labaça pode ser conhecida por vários outros nomes, a exemplo de azeda-graúda, com sólida-brava e confrei-bravo. Ela é uma espécie de pequeno porte, chegando a atingir até um metro de altura.
Quais são os benefícios do chá de labaça para saúde?
Na medicina natural, a parte da planta utilizada são as raízes e as folhas, porém, depois de secas e o seu feito depurativo, a planta pode ser usada como desintoxicante hepático, estimula a produção do suco biliar, regularizadora das funções intestinais e como laxante. Além disso, a labaça também é eficaz contra afecções da pele, pruridos, dermatites, eczemas e erisipelas. Ela ainda repõe os sais minerais perdidos pelo corpo. Outros benefícios pode inclui:
1. Anti-inflamatório:
A labaça possui flavonóides, está a quercetina, que possui propriedades anti-inflamatórias com poder de reduzir a inflamação e dor associada – e que auxilia no relaxamento muscular. Além disso, o labaça também é utilizado para diminuir cólicas menstruais e em bebês, por isso a importância de mães lactantes consumirem.
2. Antialérgico:
O chá de labaça pode auxiliar na prevenção e tratamento de alergias das vias respiratórias como rinite e asma e também alergias tópicas, pois possui flavonóides que retardam a liberação de histamina no corpo.
3. Isotônico natural:
Além disso, esta chá é rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio, fosfato e potássio e antioxidantes, por esta razão ele é excelente para atletas, praticantes de atividade física, crianças e lactantes. Isso porque repõe os micronutrientes perdidos em treinos, brincadeiras e na amamentação.
Como fazer o chá de labaça?
Além disso, depois de conhecer um pouco mais sobre a labaça, chegou a hora de aprender a preparar o chá da planta. Lembrando que essa é uma das mais usadas formas de tratamento entre os pacientes.
Ingredientes:
– 200 ml de água filtrada;
– uma colher de sopa de raiz fatiada.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, coloque a água para ferver.
- Depois que ela atingir o ponto de ebulição, acrescente a raiz da labaça e deixe ferver por cerca de cinco minutos.
- Em seguida, desligue o fogo e deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos.
Quais são os efeitos colaterais do chá de labaça?
O consumo das partes frescas da planta pode acarretar no aparecimento de náuseas e até episódios de vômitos. Além do mais, ela também irrita as mucosas.Os pacientes que apresentam irritação biliar, renal ou cálculos formados pelo oxalato de cálcio devem evitar a planta.
Não há relatos de estudos sobre sua farmacocinética e usos entra as mulheres grávidas. Porém, é bom ficar alerta a esse ponto nos três primeiros meses da gestação. Para evitar qualquer problema, leve sempre em consideração à procura por um médico.
A indicação é de que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras, sempre antes das principais refeições.