Chá de kava: Para que serve, benefícios, como fazer e efeitos colaterais
O chá de kava é feito a partir da Kava que é uma pimenta (Piper methysticum) originária da Polinésia, que tem sido usada, para cura e cerimônias religiosas, há mais de 3 mil anos, por suas propriedades sedativas e relaxantes. Desde o final dos anos 1990,
Além disso, o chá de kava vem sendo usada em tratamentos de ansiedade, tensão nervosa, agitação e insônia, por seu efeito relaxante sobre os músculos, particularmente útil em casos de estresse.
Benefícios do Chá de Kava Para Saúde:
1. Melhora problemas musculares :
Defensores do chá sugerem que ele pode ajudar a tratar a dor muscular causada pela fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dor crônica nos músculos e nos tecidos que cercam as juntas, fadiga e sensibilidade em locais específicos do corpo.
2. Chá de kava trata insônia:
Além disso, tomar a infusão de kava antes de dormir parece gerar um sono mais relaxante, melhorando a qualidade e diminuindo o tempo que leva para dormir.
3. Trata ansiedade e estresse:
Estudos mostraram que sintomas de ansiedade, como nervosismo, inquietude e tontura foram diminuídos pelo uso de chá de kava. Os sintomas demonstraram melhora após a primeira semana de tratamento.Portanto, as palpitações causadas por ataques de pânico também foram tratadas com o chá.
4. Melhora a recuperação após um derrame:
No entanto tomar a infusão de kava pode proteger o cérebro de danos resultantes de isquemia, e também possui um efeito contra convulsões, o que pode ajudar na recuperação após um derrame.
5. Chá de kava ajuda no tratamento da menopausa:
Além disso, um estudo mostrou que mulheres com menopausa tratadas com chá de kava tiveram uma melhora significante dos sintomas já na primeira semana de uso. Ondas de calor e o humor melhoraram em todas as mulheres que participaram.
Outros benefícios da infusão da kava para saúde:
- Analgésico;
- Antidepressivas;
- Antissépticas;
- Ansiolíticas;
- Antimicóticas;
- Antimicrobianas;
- Anticonvulsivantes;
- Antiespasmódicas;
- Anestésicas;
- Relaxantes;
- Sedativas;
Como fazer chá kava?
Além disso, o chá de kava geralmente vem na forma de pó e você pode beber quente (não muito quente!) ou gelado. Para preparar um chá você vai precisar:
Ingredientes:
– 250 ml de água;
– 2 a 4 colheres de sopa de kava.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, o chá de kava não pode ser tão quente como os outros chás.
- Aqueça a água até cerca de uns 75ºC e desligue o fogo.
- Lembra que para os outros chás você deve desligar a água assim que começar a fazer bolhas?
- Em seguida, com o kava você terá que desligar o fogo um pouco antes.
- Coloque o pó em um saquinho, peneira ou filtro e despeje a água por cima.
- Em seguida, tire o filtrado e após isso é só beber.
- Adicione açúcar ou mel a gosto. Pode ser preparado com leite ao invés de água também.
Efeitos colaterais e contraindicações:
Pode provocar grave toxicidade sobre o fígado, principalmente quando ingerido por longos períodos. Além disso, os efeitos colaterais em outros níveis costumam ser:
- sonolência;
- intolerância gastrintestinal;
- rush cutâneo;
- tontura; apatia;
- síndromes psicóticas;
- ataques epilépticos;
- problemas nos rins;
- anormalidades no sangue
- redução dos reflexos em pessoas sensíveis.
No entanto, por precaução, o chá deve ser consumido de maneira intermitente, ou seja, com interrupções. O chá deve ser ministrado com cuidado especial em pessoas que usam anticoagulantes, alcaçuz ou plantas diuréticas.
Além disso, o chá de kava potencializa as consequências dos barbitúricos e do álcool, e altera a capacidade de operar máquinas ou dirigir.
A planta é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas em tratamento antidepressivo, com doenças hepáticas, mal de parkinson, usuárias de ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos ou qualquer remédio que provoque depressão do sistema nervoso central.