Chá de Ipê Amarelo: Para que serve, benefícios e como fazer
O chá de ipê amarelo é feito a partir da planta de ipê amarelo comumente identificada entre as praças e avenidas das cidades, pertence à família das bignoniaceae. Além do efeito embelezador, a árvore possui algumas propriedades naturais que podem ser exploradas pelo ser humano para a resolução de alguns problemas de saúde.
Trata-se de uma árvore frondosa, que pode chegar a 20 metros de altura. Possui casca lisa ou rugosa, dependendo da variação da espécie.
As folhas apresentam folíolos digitiformes com pelos estrelados curtos, já as flores têm o cálice piloso, na cor vermelha e amarela e os frutos estão dispostos em cápsulas alongadas. Existem algumas espécies de ipês amarelos identificadas. As mais comuns são: Tabebuia caraíba, vellozoi e a longiflora, sendo que caraíba é mais encontrada nos cerrados.
A origem dessa espécie está fincada na América tropical, mais precisamente do México até a Argentina. Porém, no Brasil ela é encontrada com mais ênfase.
Benefícios do Chá de ipê Amarelo Para Saúde:
As propriedades dessa planta são inúmeras. Ela pode ser utilizada como analgésico, antimutagênico, antibacteriano, antifúngico, antimicrobiano, anti-inflamatório, antineoplástico, antiviral, imunoestimulante, antileucêmico e citotóxico.
Como chá você pode consumi-la a fim de aliviar os sintomas de reumatismos, inchaços nos membros inferiores e para curar feridas e escoriações na pele. Para isso, é preciso tomar o chá feito da parte do ipê amarelo chamada ‘entrecascas’.
Como fazer o chá:
Dependendo da parte da planta que é utilizada no preparo do chá, tem-se o melhor tratamento. Para alcançar os efeitos depurativo do sangue, pruridos e eczemas, combate ao reumatismo, inchaço dos pés e antitumoral, a solução mais indicada é recorrer ao preparo do chá do pó da planta.
Ingredientes:
- 200 Ml de Água Filtrada;
- 1 Colher (de chá) de Pó da Madeira da ipê amarelo;
Modo de Preparo:
- Coloque a água para ferver, em seguida, quando ela atingir o ponto de ebulição, coloque o pó da madeira e desligue o fogo.
- Deixe o chá descansar por 10 minutos, com o recipiente tampado.
- Passado esse tempo, basta usar uma peneira para separar o líquido e o chá estará pronto para ser ingerido.
- A recomendação é que, durante um dia, sejam ingeridas até duas xícaras da bebida.