Benefícios do Chás

Chá de Groselha Negra: Para que serve, benefícios, receita e efeitos colaterais

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 15/08/2023)
cha de groselha negra

O chá de groselha negra é um chá bastante benéfico para saúde, pois contem muitos nutrientes e propriedade que ajudam na saúde geral de todo corpo. De maneira correta as propriedades dessa fruta que é rica em vários nutrientes. Além disso, o nome científico da groselha negra é Ribes nigrum. Ela pertence à família das groselheiras e pode ser plantada em qualquer jardim.

Seu fruto é muito utilizado para sucos e receitas doces e suas folhas e raízes também são amplamente utilizadas em bebidas fitoterápicas. Entre os princípios ativos presentes nas diversas partes da groselha estão ácidos, betacaroteno, ferro, riboflavina, taninos, vitamina C e B6, entre outros. Pela sua composição, a groselha negra é antirreumática, antigripal, diurética, vasoprotetora, digestiva.

Benefícios da groselha negra para saúde:

A ingestão da fruta ajuda a retardar o processo de envelhecimento celular, previne os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM) e da menopausa, diminui a celulite, ajuda a fortalecer os cabelos e favorece seu crescimento, previne e trata doenças inflamatórias como a artrite, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão dos alimentos.

Graças aos benefícios que a fruta traz para o intestino e aos seus poderes diuréticos, a groselha negra geralmente é usada por quem deseja perder os quilinhos extras.

Se você pretende usar o alimento para esse fim, procure a consulta de um nutricionista e a realização diária de exercícios físicos.

Receita do chá de groselha negra:

Ingredientes:

  • 60g de folhas de groselha negra;
  • 1 litro de água;

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e acrescente as folhas da planta. Espere ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por dez minutos.
  • Procure tomar 200 ml da bebida 3 vezes ao dia. Chá de groselha negra: propriedades e benefícios

Efeitos colaterais:

Gestantes e pessoas com problemas com redução da atividade cardíaca ou renal devem evitar o consumo das folhas da groselha negra.

Sair da versão mobile