O chá de folhas de graviola é o chá da fruta graviola (Annona muricata) é uma fruta tropical originária da América Central, que possui muitos benefícios. Principalmente das ilhas caribenhas, no Brasil é muito comum na região norte do país, pois prefere climas quentes e úmidos, daí o fato de ser conhecida também como Jaca do Pará ou Jaca de pobre.
Os povos indígenas e os povos antigos da América Central utilizam amplamente a graviola para fins medicinais. Seu uso vai além do fruto, que é nutricionalmente muito rico (ver tabela abaixo), eles costumam utilizar também sementes, raízes e folhas para a produção de chá.
Benefícios do Chá de Folhas de Graviola:
O chá é muito usado por pessoas que estão em uma dieta para a perda de peso, isso porque ela ajuda na digestão e absorve parte da gordura que ingerimos na alimentação. Porém, o chá não vai te fazer emagrecer sozinho, ou seja, você precisa seguir uma dieta de baixas calorias e praticar atividades físicas regularmente para que, de fato, haja perda de peso.
- Combate a Artrite;
- Previne Asma;
- Combate o Catarro;
- Alivia a Cólica;
- Previne a Diabetes;
- Trata a Diarreia;
- Combate a Depressão;
- Previne Hipertensão;
- Combate Inflamações;
- Auxilia no Emagrecimento.
Receita do chá de folhas de graviola:
INGREDIENTES:
- Um litro d’água;
- 15 folhas de graviola;
- Um pedaço pequeno do talo;
MODO DE FAZER:
- Lave as folhas e o talo com água corrente, em seguida coloque em uma panela com a água quente e deixe ferver por 30 minutos.
- Mantenha o fogo médio e observe que metade da água vai evaporar durante o processo.
- Isso é bom pois o que resta na panela é um chá de folhas de graviola bem concentrado.
Depois do tempo recomendado, coe a água e pode tomar o chá de duas a três vezes por dia.
Efeitos colaterais:
Assim como a maioria dos chás medicinais, o chá de folha de graviola também possui contra indicações, ou seja, mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação não devem fazer uso. Além disso, ele não é recomendado para as pessoas que possuem pressão baixa, já que ele pode abaixá-la ainda mais.
Pessoas com aftas ou feridas na boca também devem evitá-lo, já que ele pode agravar as dores. Por fim, é importante falar que, se tomado em excesso, esse chá pode causar náuseas e vômitos.