O chá de equinácea é é feito a partir de uma planta nativa da América do Norte e comum em grande parte do continente norte-americano até o sul do Canadá. Os indígenas norte-americanos a chamam de “raiz de alce”, pois é ingerida por estes animais quando estão feridos ou doentes e, desta maneira, dizem eles, os humanos aprenderam a usar esta planta.
Três espécies de equinacea são usadas na medicina nativa e na fitoterapia – Echinacea angustifolia, Echinacea pallida, Echinacea purpurea – e a maioria dos produtos à venda vêm com estas ervas misturadas, em diferentes proporções, portanto, têm efeitos diferenciados. Também é certo que, nas raízes e rizomas a composição é diferente daquela nos caules, folhas e flores, ou seja, essas partes da planta servem para tratamentos diferentes.
Propriedades do chá de equinácea:
O chá (echinacea purpurea) tem óleos essenciais, polissacarídeos, alquilamidas, poliacetilenos, flavonoides, derivados do ácido cafeico, entre outras substâncias ativas.
Tem ação imunoestimulante, imunomoduladora, antibacteriana, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral e antimicrobiana. Ela aumenta a atividade dos glóbulos brancos responsáveis pela produção dos anticorpos.
Quais os benefícios da equinácea:
- Depressão, ansiedade e transtornos psicossociais (TDAH);
- Problemas respiratórios das vias superiores;
- Combate a Sinusite;
- Elimina o resfriado;
- Trata a gripe;
- inflamação de garganta;
- Combate infecções;
- Trata herpes,
- Combate a gengivite.
Como usar o chá:
As partes usadas da Equinácea são a raiz, folhas e flores, podendo ser tomada de várias formas, como por exemplo: O Chá de Equinácea é uma ótima solução para tomar em casos de gripe e resfriados.
INGREDIENTES
– 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
– 1 xícara de água fervente.
MODO DE PREPARO
- 1 colher de chá da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente.
- Deixar repousar por 15 minutos.
- coar e beber 2 vezes por dia.
Efeitos colaterais:
Náuseas, tonturas e reações alérgicas, diarreia, desorientação, boca seca, insônia, dores musculares e vômitos, em dependência da forma de uso e da dosagem ingerida. Não é recomendado para grávidas ou lactantes nem para crianças menores de 12 anos.