O chá de chambá é feito a partir da planta chambá que é originária das ilhas do Caribe, ela é um vegetal com incríveis propriedades medicinais, sobretudo para o tratamento de problemas respiratórios e inflamações. É classificada como uma planta herbácea e sua estrutura é feita por pequenas flores brancas ou róseas. A planta chambá pode alcançar até 50 centímetros de altura. Sua característica predominante é a presença de cumarina em seu caule ou suas folhas, uma substância anticoagulante alucinógena DMT.
Em sua região de origem, a chambá é bastante usada no preparo de medicamentos com a finalidade de tratar transtornos como tosse, gripe, bronquite, febre, náuseas, entre outros semelhantes.
Propriedades do Chá de Chambá:
- Antibacteriana;
- Adstringente;
- Analgésica;
- Sedativa
- Antirreumática;
- Anti-inflamatória;
- Afrodisíaca;
- Expectorante;
- Cicatrizante;
- Anti-hemorrágica das vias urinárias;
- Tranquilizante;
- Febrífuga;
- Relaxante da musculatura lisa;
- Broncodilatadora.
Para que Serve:
Serve para dermatite, ferimentos, afta, gastralgia, gota, insônia, transtornos no fígado, problemas respiratórios, afecção nervosa são os problemas mais indicados para serem tratados.
Receita do Chá de Chambá:
INGREDIENTES:
Porção da parte aérea do chambá:
Água suficiente para levantar fervura.
MODO DE PREPARO:
- Coloque em uma xícara das de chá com Água mineral uma porção da parte aérea do chambá e levar ao fogo para que o líquido venha a ferver.
- Depois que a mistura estiver com um forte aroma, desligue o fogo.
- Em seguida, deve-se tampar o recipiente e deixar descansar até que o líquido fique morno.
- Antes de tomar é importante coar.
Ele deve ser consumido, no caso de adultos, em três xícaras ao dia. Já para crianças a dose deve ser a metade da recomendada para adultos.
Efeitos Colaterais:
Não há registros de nenhum efeito colateral quanto ao chá de chambá. Entretanto, doses em excesso devem ser evitadas por precaução.