O chá de aspargo ainda não é muito conhecido pelos brasileiros e não faz parte da sua dieta normalmente, mas ele têm muitos benefícios para a saúde e para as pessoas que querem emagrecer ou ganhar massa muscular.
O Aspargo é uma planta, flor da família dos lírios que serve como alimento. De cultivo comum em todo o mundo, o alimento pode ser consumido em todas as épocas do ano. O que pouca gente sabe é que as raízes deste alimento podem ser usados como Chá e é ótima fontes de propriedades medicinais.
O que é aspargo?
O espargo é um vegetal verde que é facilmente reconhecível por suas longas e pontudas lanças, que são geralmente grelhadas, cozidas no vapor ou assadas. É conhecido como um vegetal da primavera e é cultivado comercialmente principalmente nos estados da Califórnia, Michigan e Washington.
Propriedades nutricionais do chá de aspargo:
O chá de aspargo é rico em nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E, Vitamina K, Cálcio, ferro e magnésio em sua composição.
Benefícios do chá de aspargo para saúde:
- Poderoso Diurético Natural;
- Preveni Problemas Urinários;
- Elimina o Inchaço Intestinal;
- Ajuda no Controle do Diabetes;
- Possui Propriedades Antienvelhecimento;
- Fortalecimento do Sistema Imunológico;
- Promove Saúde Para o Coração;
- Contem Propriedades Anti-inflamatórios.
Como usar:
Além disso, a forma de fazer o chá de aspargo é através da decoção, um processo específico para substâncias duras como caules e raízes. No caso do aspargo, devido a estrutura da planta não dá para fazer o chá através da infusão pois ela não é solúvel em água.
Por esta razão, é preciso esmagar ou cortar em pequenos pedaços o ingrediente principal e jogar imediatamente no recipiente com água. Depois, é só esperar ferver por 10 minutos, coar e ingerir assim que a bebida estiver morna.
No caso do chá de aspargo, a proporcionalidade dos ingredientes é três litros de água para cada 40g de raízes. Já com relação ao consumo deve ser moderado, isto é, três xícaras por dia.
A preferência é que o seja ingerido entre as principais refeições do dia. E o restante que sobrar pode ser armazenado na geladeira em um recipiente fechado, por no máximo um dia.