Chá da erva moura: Para que serve, benefícios, como fazer e efeitos colaterais
O chá da erva moura é feita a partir de uma planta pertencente à família das Solanáceas, sendo também conhecida por outras denominações, como solano, arachichu, maria-preta e pimenta de galinha. Além disso, o chá da erva moura possui muitos benefícios ela pode aumentar o seu bem-estar mental, aliviar os sintomas da febre e prevenir infecções respiratórias, entre outras coisas.
Esta erva trata-se de uma planta herbácea anual que alcança até 50 cm de altura e possui caule ereto, anguloso e ramificado. As suas folhas são esparsas, pecioladas, geminadas e acuminadas, de coloração verde escuro; já as pequenas flores são brancas e possuem cinco pétalas, agrupadas em inflorescências axilares.
Benefícios da erva moura para saúde:
1. Combate o estresse:
Além disso, o consumo regular de chá da erva moura é benéfico para relaxar a mente e oferece muitos benefícios psicológicos que incluem atividade antidepressiva, efeitos positivos na memória e função cognitiva.
2. Proporciona alívio da congestão nos pulmões:
O chá da erva moura também proporciona alívio da congestão nos pulmões, além de aliviar os sintomas de frio e febre é excepcionalmente eficaz na prevenção de infecções respiratórias. Além disso, esta erva possui propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas, o que torna esta erva uma excelente opção quando se trata de prevenir infecções
3. Possui antioxidantes:
Além disso, a erva contém propriedades desintoxicantes e antioxidantes que rejuvenescem a pele. Ajuda na remoção de toxinas responsáveis por causar espinhas, ajudando assim no tratamento da acne e levando a uma redução na ocorrência de fugas. Portanto as folhas da erva são eficazes no tratamento de infecções orais.
Como fazer o chá de erva moura?
A erva moura pode ser encontrada à venda em casas de produtos naturais, em pote ou saco plástico transparente com 40 gramas.
- Para preparar o chá da planta, basta colocar uma colher (de chá) do produto em uma xícara e completar com água fervente.
- Mexa, abafe com o pires e use ao amornar. Este chá pode ser consumido até 3 vezes ao dia.
Quais são os efeitos colaterais da chá de erva moura?
A erva moura não deve ser utilizada por grávidas e lactantes. Deve-se evitar o uso interno da planta fresca e das sementes verdes.Em caso de ingestão de grandes quantidades de folhagem frescas ou frutos verdes, podem surgir sinais de irritação gástrica, enjoos, vômitos e dor de cabeça.
Lembre-se que todo tratamento inclusive o natural deve ser iniciado apenas sob orientação médica. A automedicação pode ser muito perigosa, pois as plantas contêm substâncias tóxicas.