Ceratocone: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Ceratocone é uma condição não inflamatória, que afeta a estrutura da córnea dos olhos, camada fina, que é transparente e recobre toda a frente do globo ocular. A córnea dos olhos funciona como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina. Entretanto, alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a saúde dos olhos.
A principal característica é a redução na progressão na espessura da parte central da córnea dos olhos, que é empurrada para fora, formando uma saliência com o formato aproximado de um cone. Esse defeito impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode causar o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.
Causas da ceratocone:
As causas não são bem conhecidas. Entretanto, sabemos que ao “esfregar ou coçar os olhos” pode ajudar na evolução do Ceratocone, pelo que é importante evitar estes gestos. É também sabido que, habitualmente, o Ceratocone evolui na gravidez.
Sintomas:
A evolução da Ceratocone é quase sempre progressiva, com o aumento do astigmatismo. Na sua fase inicial, a Ceratocone se apresenta como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com muita frequência.
Nas fases mais avançadas a correção visual com óculos já não resolve e as lentes de contato passam a ser a opção para correção da saúde ocular. Entretanto, a tolerância às lentes é baixa e a adaptação às mesmas é difícil , às vezes, até improvável.
Tratamentos:
O tratamento depende da gravidade da sua condição e da rapidez com que a condição está progredindo. A Ceratocone leve a moderada pode ser tratada com óculos ou lentes de contato. Para a maioria das pessoas, a córnea ficará estável depois de alguns anos.
Se você tiver esse tipo, provavelmente não experimentará problemas severos de visão ou exigirá tratamento adicional. Em algumas pessoas com Ceratocone, a córnea fica cicatrizada ou o uso de lentes de contato torna-se difícil. Nesses casos, a cirurgia pode ser necessária.