Centáurea trata falta de apetite: veja os benefícios da planta
A centáurea é uma planta medicinal da família das Gencianáceas e também conhecida popularmente como fel da terra, erva-da-febre, erva-do-centauro, planta-da-febre, erva-de-quiron e quebra-febre.
Nativa da Europa e naturalizada nas Américas, a planta cresce, normalmente, em regiões abertas e pantanosas, mas também em áreas secas. Existem aproximadamente 40 espécies desta planta, que podem variar de acordo com a área e região onde cresce.
centáureaOs princípios ativos da centáurea são inúmeros, principalmente no que diz respeito à digestão. Ela estimula a produção de secreções gástricas, que aceleram a digestão dos alimentos e aumentam o apetite. Por ter ação antipirética, também é bastante famosa por ajudar no controle da febre.
Para que serve a centáurea:
Ela é uma planta muito indicada para tratar a falta de apetite, além de ser laxante, combater febre e a alta de glicose no sangue. Nada se desperdiça da planta, pois tudo pode ser utilizado para seu preparo e não há relatos sobre problemas decorrentes da ingestão do chá. Além disso, suas partes podem ser encontradas a venda em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Benefícios da centáurea:
A ingestão do chá da centáurea auxilia em diversas funções do organismo. Além disso, seu sabor amargo faz com que haja salivação e a sensação de fome aparece, ajuda na digestão dos alimentos ingeridos. Levando isso em conta é importante ressaltar que o chá pode ser ingerido também quando se está com problemas de digestão ou azia.
Ele também é uma forma de combater a anorexia, pois provoca uma fome proposital sendo um excelente apoio, assim aos poucos a pessoa afetada pode voltar a se alimentar de forma natural e após um tempo pode usar o chá apenas como um apoio.
Por conta das suas propriedades laxantes é uma ótima opção para quem sofre de prisão de ventre, já quem não tem esse problema, deve tomar em menores quantidades. Além disso, como esse chá também apresenta ações diuréticas é muito recomendado para o rim.
Sendo ingerido de forma constante, auxilia na limpeza das impurezas do organismo deixando um sangue e a pele livre dos temidos furúnculos.
Modo de usar a centáurea:
Sua parte utilizada para tratamentos de saúde são as partes aéreas floridas. E a melhor forma de usufruir os benefícios da centáurea é através da sua infusão e para preparar o chá de centáurea, você vai precisar de:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa de centáurea;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO
- Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo.
- Adicione a erva e aguarde alcançar fervura.
- Quando isso acontecer, desligue o fogo e tampe. Além disso, deixando a mistura abafada por um período de aproximadamente 10 minutos.
- Passado este período, coe e consuma.
- A indicação é de que o paciente consuma uma dose entre duas e três xícaras espaçadas no decorrer do dia.
Malefícios:
A ingestão é contraindicada em algumas situações. Além disso, pessoas que sofram com a hipertensão, problemas do fígado e má coagulação do sangue devem evitar a erva.
Mulheres grávidas e crianças só devem ingerir a planta com prescrição de um especialista. Além disso, em excesso o centáurea pode provocar doenças gastrointestinais. Por essa razão, é importante seguir as recomendações na hora de preparar o chá.