Catapora: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A catapora também conhecida por “varicela”, é uma infecção/virose causada pelo vírus Varicelazóster, da mesma família do Herpes (Herpetoviridae) e é altamente contagiosa, porém é benigna nas crianças, que são as mais afetadas.
O termo “catapora” tem origem no tupi tatapora, que significa “fogo que salta”, com a junção de tatá “fogo” e pora “pular”.
Uma vez que alguém contraia a doença, ficará imune o resto da vida, mas o vírus ainda fica no organismo da pessoa. Os casos na infância, que é a fase mais comum, têm diminuído, devido às campanhas de vacinação para prevenir contra a doença.
O que é catapora?
é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster. Ela é uma doença infecciosa e possui um elevado nível de contágio, que varia de acordo com o tipo da infecção que o vírus causará. Sendo assim, essas infecções podem ser divididas em primária (já estabelecida), latente (sem manifestação) e reativação.
Causas da catapora:
É causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos.
É facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro. Mesmo aqueles que estão infectados e não apresentam os sintomas da doença podem transmiti-la.
Quando alguém é infectado, a catapora leva de 10 a 21 dias para se manifestar. As pessoas podem transmitir o vírus a partir de um ou dois dias antes de a doença irromper no corpo. Elas permanecem contagiosas enquanto as bolhas encrostadas estão presentes.
Sintomas da catapora:
É facilmente diagnosticada após 15 dias aproximadamente do vírus no corpo, os sinais mais comuns da pessoa infectada são:
- Mal estar;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Dor de barriga e cabeça;
- Surgimento de bolhas vermelhas na pele em todo o corpo;
- Coceira em demasia.
- A quantidade de bolhas que surgem vai variar de pessoa para pessoa, algumas podem ter até 250 bolhas, já outras até 1500.
O diagnóstico da doença se dá no consultório médico com o simples exame do médico, mas em alguns casos é solicitado o exame de sangue para comprovação.
Tratamentos da catapora:
O tratamento é basicamente a aliviar os sintomas, ou seja, não há muito que ser feito nesses casos, evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro e não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.
A vacina contra a catapora é recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, sendo assim, procure um posto de saúde mais próximo de você e se informe melhor sobre a vacinação.